Para tomar a quarta dose da vacina da covid, é necessário um intervalo de quatro meses da última aplicação (Ricardo Lima)
A quarta dose da vacina contra a covid-19 chega nesta quinta-feira (9) a Campinas para a população adulta com 50 anos ou mais e aos profissionais de saúde. Além disso, os imunossuprimidos graves, também a partir dos 50 anos, foram incluídos no grupo que pode receber a quinta dose do imunizante. Campinas tem cerca de 134 mil pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos que já podem buscar mais um reforço. Cerca de 50 mil trabalhadores da saúde também estão elegíveis. Para essa nova imunização, todos os grupos precisam ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses.
A vacina está disponível em 65 centros de saúde de segunda a sexta-feira, com exceção dos CSs Joaquim Egídio e Boa Esperança. No sábado, estarão abertos para aplicar a vacina apenas os CSs Aurélia, Vila Ipê, São Quirino, Aeroporto, Capivari, DIC I, Santa Lúcia, Santo Antônio, União de Bairros, Vista Alegre, Florence e Valença.
A última atualização do boletim semanal de imunização de Campinas mostra que houve boa adesão dos adultos entre 50 e 59 anos às doses anteriores da vacina. No público entre 55 e 59 anos, a cobertura superou o total da população estimada, de 60.269 pessoas. O índice ficou um pouco abaixo da faixa etária entre 50 e 54 anos, mas ainda considerado bom — de 96,6%.
Como não é possível discriminar quantas terceiras e quartas doses já foram aplicadas, uma vez que o sistema VaciVida contabiliza apenas o total das doses adicionais, não há como saber a porcentagem dos acima de 50 anos que tomaram o primeiro reforço.
A imunização torna-se ainda mais importante diante do novo crescimento dos casos de covid-19. A positividade nos testes, que na semana do dia 15 a 21 de maio estava em 21,6%, cresceu e atingiu 23,4% na semana seguinte. Como comparação, em abril, do dia 10 ao 16, o índice era de 10%. Do início de maio ao fim de junho, o atendimento a sintomáticos respiratórios nas unidades municipais do SUS aumentou 129,8%, passando de 5.449 para 12.522.
Outras cidades
Indaiatuba também inicia hoje a vacinação com a quarta dose na população com idade igual ou superior a 50 anos. A população precisa ficar atenta à plataforma municipal Minha Vacina que indica a data de imunização de cada pessoa e faz a convocação conforme o período em que a última dose foi aplicada.
Hortolândia, Jaguariúna e Sumaré iniciaram na segunda-feira a oferta da quarta dose nessa faixa etária. As duas primeiras cidades também divulgaram o início da vacinação nos profissionais de saúde. Nos três municípios, a imunização acontece sem agendamento.