Um dos objetivos do mutirão é conscientizar a população sobre combate à dengue (Carlos Bassan)
A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado, 1 de junho, o 18º mutirão municipal de 2024 para prevenção e combate à dengue. A ação começa às 8h e a Pasta definiu 11 bairros próximos ao Aeroporto Internacional de Viracopos que devem ter imóveis visitados por agentes de saúde e voluntários. Entre eles estão o Parque das Indústrias, Jardim Planalto de Viracopos, Novo Planalto, Jardim Aeronave, Jardim São Pedro de Viracopos, Jardim Adhemar de Barros, Jardim São Cristóvão, Vila Princesa, Città di Salerno, Jardim Esplanada e Núcleo 28 de Fevereiro.
O ponto de encontro das equipes participantes é o Centro de Educação Infantil (CEI) Corujinha. Ele fica na rua Rodney Ricci, s/nº, esquina com a Rua Martinho Lutero, no Jardim Adhemar de Barros.
COMO SERÁ O NOVO MUTIRÃO?
O mutirão deste sábado deve reunir cerca de 200 voluntários e agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
Os integrantes dela vestem camiseta laranja com logo da empresa e calça cinza, enquanto os líderes das equipes usam camiseta verde com as mesmas características. Todos estão identificados com crachá, mas, em caso de dúvidas sobre a ação, os moradores podem pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.
Por conta da proximidade com a área do Aeroporto de Viracopos, esta ação deixa de usar drones. O balanço deve ser divulgado na segunda-feira, 3 de junho.
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
Estatísticas das secretarias municipal e estadual de Saúde mostram que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão nas residências. Portanto, o enfrentamento à epidemia exige esforço compartilhado entre Poder Público e população para eliminar qualquer espaço com água que possa ser usado pelo inseto para proliferação.
O mutirão é multisetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec. O balanço das ações deve ser divulgado na segunda, 27.
A cidade está em epidemia, declarou situação de emergência em 7 de março, e o alerta sobre risco de transmissão da doença vale para todas as regiões da cidade.
A epidemia de dengue é nacional e, neste ano, dois fatores contribuíram para aumento de casos em Campinas apesar da série de esforços da Administração para combater a doença e aprimorar a assistência em saúde: a circulação simultânea de três sorotipos do vírus pela primeira vez na história, e condições climáticas favoráveis para a proliferação do mosquito, principalmente por conta das sucessivas ondas de calor registradas desde outubro.
ORIENTAÇÕES
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
O QUE JÁ FOI FEITO
Um estudo da Secretaria de Saúde realizado em 2023 mostrou que a cidade viveria uma nova epidemia de dengue. Por isso, foram desencadeadas diversas medidas para o enfrentamento da doença. Muitas delas consideradas adicionais ao planejamento regular de prevenção e combate à dengue. O plano inclui Sala de Situação para análise sistemática, reorganização da rede municipal de saúde e novo site para divulgar informações.
Em dezembro do ano passado foram reforçados os estoques dos principais insumos usados no tratamento da dengue para garantir o atendimento dos pacientes da rede municipal de saúde. A administração divulgou uma projeção de pelo menos 100 mil casos da doença até maio de 2024.
Outra novidade é o uso de inteligência artificial para ampliar o monitoramento e assistência em saúde aos pacientes com dengue. Toda pessoa diagnosticada ou com suspeita da doença, após atendimento no SUS Municipal, recebe, via WhatsApp, mensagem disparada pelo chatbot que auxilia a Pasta a acompanhar as condições do paciente. Caso necessário, é feita nova orientação sobre busca por atendimento. Até 26 de maio, 35.399 pacientes foram acompanhados. Do total, 12.704 foram reencaminhados aos serviços de saúde.
A Prefeitura criou ainda o Grupo de Resposta Unificada (GRU), que envolve todas as áreas com objetivo de agilizar respostas e fiscalizações para denúncias que tratam de criadouros.
A Secretaria de Serviços Públicos intensificou o trabalho de coleta de lixo e entulhos e, com isso, passou a recolher 4 mil toneladas a mais de resíduos urbanos por mês.
Aos sábados, a Secretaria de Saúde passou a abrir mais centros de saúde ou ampliou o funcionamento das unidades com objetivo de garantir mais assistência aos pacientes.
A Secretaria de Comunicação desenvolveu uma grande campanha publicitária com peças educativas para veiculação em rádios, redes sociais, sites e emissoras de TV, além de outdoors espalhados pela cidade.
AÇÕES EM NÚMEROS
Controle de criadouros: 611,2 mil imóveis visitados
Nebulização: cobertura de 119,8 mil imóveis
Busca ativa: 98,3 mil imóveis visitados
Avaliação de densidade larvária: 58,3 mil imóveis visitados
Pontos estratégicos e imóveis especiais: 1,9 mil imóveis visitados
Mutirões aos sábados: 73,7 mil imóveis de 113 bairros visitados
(Atualização até 23/5)
COMITÊ DE PREVENÇÃO
A Prefeitura conta com um Comitê de Prevenção e Controle de Arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.