Idoso de 76 anos morreu em maio; mais de 12,4 mil casos novos foram confirmados
Um homem de 76 anos morreu em decorrência de complicações da dengue e o diagnóstico foi confirmado pela Secretaria Municipal da Saúde, nesta sexta-feira (14). O caso aconteceu em maio e o idoso estava internado em um hospital da rede particular de Ribeirão Preto. As outras duas mortes na cidade foram registradas nos meses de fevereiro e abril.
Os dados são do Boletim Epidemiológico Mensal da Dengue, que foi divulgado pela Divisão de Vigilância. Além de mais um óbito registrado, o número de casos de dengue confirmados em Ribeirão nos cinco primeiros meses do ano já é quase 58 vezes maior do que o atingido no mesmo período de 2012.
De janeiro a maio de 2013 foram registrados pouco mais de 12,4 mil ocorrências de pessoas contaminadas com o vírus do mosquito Aedes Aegypti, enquanto que no ano passado a mesma época tinha batido apenas 215 casos.
Os números atuais da dengue na cidade superaram também 40 vezes mais em relação ao número total de casos da doença em 2012, quando a cidade chegou a marca dos 310 registros.
Só no mês de maio, a cidade registrou mais de 1,5 mil casos novos. O levantamento ainda apontou que a Zona Oeste segue sendo como o setor de maior preocupação para os profissionais da área de saúde. O local concentra 33,2% dos casos de dengue confirmados nos primeiros cinco meses do ano, com 4,1 mil ocorrências.
Por outro lado, essa foi a primeira vez no ano que houve uma redução no número de casos de um mês a outro. As marcas mensais anteriores registradas pela Secretaria Municipal de Saúde foram de 358, 1,3 mil, 4,3 mil e 4,8 mil casos. Segundo especialistas, essa redução tende a acontecer também devido a mudança climática, já que o verão é a época do ano mais propícia para o desenvolvimento do mosquito.