Número confirma o crescimento da doença na cidade, podendo se transformar em epidemia
Mapa da dengue mostra locais onde foram encontradas as fêmeas do Aedes aegypti (Divulgação)
Santos já tem, desde o começo do ano, 331 casos confirmados de dengue. A divulgação do número é a primeira desde que a prefeitura anunciou a publicação semanal do balanço da doença, na semana passada, no lançamento do Plano Municipal de Mobilização Contra a Dengue. O número confirma o crescimento dos casos na cidade, podendo se transformar em epidemia quando chegar a 400 casos diagnosticados.
Além dos dados atualizados, sob responsabilidade da Seção de Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria de Saúde, também foi divulgada a situação das 438 armadilhas distribuídas pela cidade, que monitoram a presença da fêmea do Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus. O mapa é formado por uma escala de cores (verde, amarelo, laranja, vermelho e cinza) para identificar os locais onde a presença do mosquito é maior. O monitoramento ocorreu entre 24 de fevereiro e 2 de março. Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde já intimou 51 proprietários de imóveis. Duas multas, totalizando R$ 10 mil, foram aplicadas.
"O verde significa que a armadilha não capturou nenhuma fêmea do mosquito; o amarelo mostra que houve uma captura; o laranja representa duas e o vermelho aponta três ou mais. Já a cor cinza indica que o local onde está a armadilha não pôde ser verificado por estar fechado. A situação de alerta começa quando as armadilhas capturarem dois ou mais mosquitos", explica Carolina Ozawa, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.
As demais cidades da Baixada Santista também registraram aumento no número de notificações e registros da doença. Depois de Santos, o município com mais pessoas infectadas é Guarujá: 114 nos dois primeiros meses do ano — nenhuma delas do tipo 4, sendo que Enseada, Morrinhos e Cachoeira são as regiões com maior incidência. Em Praia Grande, mais 101 casos foram confirmados até o momento. São Vicente tem 50 casos de dengue confirmados. Já Cubatão foram registrados 41 casos e 436 estão esperando confirmação.