CHARME

Santiago tem tudo a ver com as férias de Inverno

Nunca se viu tanto brasileiro em Santiago. Também pudera. A capital chilena é uma das cidades mais belas do mundo, tem um povo acolhedor e é berço de uma cultura que mescla as origens andinas com conquistadores europeus.

Eduardo Gregori
21/07/2013 às 01:58.
Atualizado em 25/04/2022 às 08:08

Nunca se viu tanto brasileiro em Santiago. Também pudera. A capital chilena é uma das cidades mais belas do mundo, tem um povo acolhedor e é berço de uma cultura que mescla as origens andinas com conquistadores europeus. Há muito que fazer e ver em Santiago, como o Museu Bellas Artes, os cerros Santa Lucia e San Cristóbal, a casa La Chascona — uma das três de Pablo Neruda —, o Palácio e Museu La Moneda, o Mercado Central e Catedral, entre outros. A área central, plana, convida a caminhadas a perder de vista. É fundamental levar agasalho, pois o país tem um dos Invernos mais rigorosos da América do Sul. Não chega a nevar em Santiago, mas o vento derruba, e muito, a temperatura local.

Santiago é uma das cidades com o maior número de praças e parques públicos no mundo então, lugar para conhecer é o que não falta. O mais gostoso na cidade é a proximidade com outros points bastante interessantes, como a estação de esqui do Valle Nevado e as cidades litorâneas de Viña Del Mar e Valparaíso, passeios que podem ser contratados nos hotéis ou pré-agendados desde o Brasil.

A Capital andina também é famosa por seus vinhos. Ali estão algumas das vinícolas mais bem-sucedidas do mundo. O bom é que o preço da bebida é muito melhor do que no Brasil e a opção de escolhas, maior. Muitas vinícolas, como a Concha Y Toro, oferecem passeios com degustação no final. O valor do peso é bem próximo do real, o que deixa o passeio mais tranquilo para quem tem orçamento apertado.

Para quem desembarca no Chile pela primeira vez, uma boa dica para conhecer a cultura local é tomar o mote, bebida à base de pêssego com grãos de trigo que é vendida por ambulantes no principal calçadão do Centro. Outro lugar que não deve ficar fora do roteiro é o bairro boêmio de Bellavista. Ali ficam os restaurantes e as lojas mais requintadas da capital. O bairro ficou em evidência por um casarão erguido em 1927 por Domingo Durán Morais, antigo magnata ferroviário. A mansão beneficiou-se, no ano de 2006, de um restauro e modernização e foi transformada no The Aubrey Hotel, um dos mais charmosos da cidade.

Passeio obrigatório

Mesmo para quem não vai ficar muito tempo, uma visita ao Valle Nevado é mais que indicada, principalmente, durante o Inverno. A estação de esqui é a maior da América Latina, com mais de 40 pistas, e fica a apenas 60 quilômetros da capital. A estação possui três hotéis — Três Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado —, respectivamente nas categorias três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, quatro bares e pubs, 45 pistas para esqui ou snowboard, teleféricos, lojas e residenciais.

www.vallenevado.com/pt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por