ADEUS À CHAPINHA

Saiba qual a melhor forma de alisar os cabelos e manter o cachos definidos

Conheças os tipos de alisamento e escolha qual combina mais com o seu cabelo

Mariane Montedori
07/05/2013 às 11:44.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:20

Moda vai, moda vem e os fios alisados ainda são os favoritos da ala feminina. Com os preparativos para o inverno, onde os fios tendem a ficar mais arrepiados por conta dos ventos frios, a procura pelo alisamento perfeito aumenta e a diversidade de tratamentos também. A facilidade para cuidar, tanto para lavar quanto secar, é apontado por especialistas como fator decisivo pelo processo. Por isso, se você quer alisar as madeixas, fique atento ao tipo certo que combina com você. 

Hoje em dia podemos citar sete tipos de alisamento:

- Escova de Queratina

- Escolha de chocolate

- Escova inteligente

- Escoba Marroquina

- Alisamento fotônico

- Escova progressiva

- Escova definitiva

Chapinhas e escovas podem ajudar nesse processo de alisamento, mas o efeito temporário desses acessórios fazem com que as mulheres busquem um tratamento mais elaborado, que resultem em um efeito mais duradouro e longevo. Ao optar por um deles, é necessário analisar a sua pretensão unida ao seu tipo de cabelo. Por conter produtos químicos em sua fórmula, é necessário analisar também se seu couro cabeludo está preparado para receber o produto. Por isso, antes de optar por quaisquer tipos de alisamento, é aconselhada realizar um teste antes de mais nada. Separa uma madeixa e informe seu cabeleireiro sobre o teste. 

Vamos começar com a escova de queratina e a polêmica que envolve esse processo. Apesar de ser classificada como técnica de alisamento, a função da queratina não é alisar, e sim recuperar os nutrientes perdidos mexa a mexa, oferecendo maciez, brilho e diminuição do volume. O fato é que o resultado é tão profundo que acaba parecendo com um alisamento, por isso que algumas pessoas acreditam que essa escova é alisadora. É a escova mais indicada para mulheres com cabelos finos, lisos ou ondulados, que querem reduzir o frizz e fortalecer o cabelo, pois ela inibe a quebra e a queda dos fios. É indicado que essa escova seja feita com um intervalo minimo de 30 dias.

Indicado para mulheres com cabelos volumosos, a principal característica da escova de chocolate é a redução de volume dos fios, deixando os cabelos mais 'baixinhos'. No entanto, como o procedimento não deixa os fios lisérrimos, é indicada também para outros tipos de cabelos mais volumosos, como o cacheado e afro descendentes. Isso porque em cada tipo de cabelo o efeito produzido pela escova é diferente. A escova de chocolate em cabelos muito crespos ou afros doma os fios e define os cachos. Vale lembrar que este é um dos processos mais demorados, com média de duas horas em cada sessão de alisamento. O tratamento pede que a mulher fique, no mínimo, três dias sem lavar a cabeça para obter o resultado desejado. É indicado que seja feita essa escova a cada quinze dias e ela pode durar meses. O bacana é que, diferente da escova progressiva, essa técnica não inclui formol. 

Cabelos com fios mais grossos devem ser tratados com a escova inteligente, outro tratamento à base de queratina. Ao contrário da escova de chocolate, esse alisamento permite que se lave o cabelo logo que o tratamento estiver pronto. Altamente hidratante, fornece resistência aos fios e revitaliza cabelos danificados. A principal característica dessa escova é reduzir o volume do cabelo e alisa-los sem deixá-los com aspecto 'chapado'. O resultado é um liso natural, no caso de cabelos ondulados, e cachos mais definidos, no caso de cabelos cacheados.  

A escova marroquina é ideal para cabelos cacheados, que necessitam daquele controle imediato. Por defini-los sem agredir, a característica dessa escova é a leveza dos fios. Por não ter contraindicação e ser possível de lavagem logo no dia seguinte a aplicação, é uma das mais procuradas atualmente. 

Indicado para todo tipo de cabelo, o alisamento fotônico deixa os fios ondulados mais lisos e leves, e elimina o volume dos mais crespos e armados. Como o efeito é definitivo, o ideal é retocar a cada quatro meses. Vale lembrar que o procedimento é feito a base de laser, a luz fotônica.

Enfim, chegamos a escova progressiva. Indicada para todos os tipos de cabelo, essa escova deixa os fios, independente se ele é cacheado ou liso, lisérrimo, da raiz até as pontas. No entanto, por conter formol em sua fórmula, não é recomendada para quem tem alergia. Ela proporcionada efeito liso escorrido e deve ser retocada a cada três meses, em média. Esse retoque é o que dá o nome a escova, pois ela promete melhor resultado a cada aplicação. Após o término do processo, a pessoa deve ficar três dias sem lavar os cabelos, o que incomoda a maioria das mulheres. 

Já a escova Definitiva consiste no mesmo processo, só que permanente. O retoque deve ser feito a medida que os fios vão crescendo. Seu efeito é um liso perfeito e permanente. Eu particularmente não gosto dessa escova para o meu cabelo, que é ondulado, pois ela acaba com o balando natural dos fios. Mas para os afro descendentes e cabelos crespos que objetivam o liso perfeito e a redução de volume, é a ideal. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por