Fonte: Exame.com / Camila Lam
Neste ano, é preciso ter cautela na hora de investir em franquias de livrarias e frozen yogurt, de acordo com pesquisa anual realizada pela consultoria Rizzo Franchise. Educação e treinamento, saúde e beleza, alimentação e vestuário são os setores que estão em alta.
Marcus Rizzo, sócio da Rizzo Franchise, explica que o fato de muita gente fechar negócios deste tipo é um indicador. Segundo ele, as franquias de frozen yogurt têm ticket médio baixo e exige consumo elevado. Além disso, muitas estão instaladas em shoppings que não vão ter retorno e começam a quebrar.
No caso das livrarias ele alerta para o efeito do crescimento dos livros eletrônicos nas franquias.
No ano passado, o mercado de franquias ganhou 162 novas empresas. O setor que liderou foi o de fast food, com 26 novos franqueadores, seguido do setor de saúde e beleza, que lançou 25 novas franquias em 2012, de acordo com a sondagem.
Ainda segundo o levantamento, foram inauguradas 10.631 novas unidades franqueadas no ano passado.
Veja pesquisa completa e recente sobre franquias. Clique aqui.
Veja também
As perguntas mais estranhas ouvidas por recrutadores A pesquisa foi realizada com candidatos dos Estados Unidos e Canadá Profissionais que cursam MBA têm salário 40% maior Segundo especialistas, uma das maiores dúvidas antes de se iniciar um MBA é saber qual curso escolher Uma apresentação ruim pode prejudicar sua carreira Para quem quer subir na carreira, saber fazer boas apresentações é uma habilidade obrigatória Professores de inglês da Rede Estadual podem fazer curso gratuito na Cultura Inglesa Convênio foi firmado pelo secretário Herman Voorwald nesta terça-feira