Entre os locais mais suscetíveis ao inchaço estão as pernas, tornozelos, pés, mãos e a barriga
Nenhuma mulher quer sentir-se inchada não é mesmo? Os dias que antecedem a menstruação são os que mais incomodam a maior parte das mulheres, seja pelo transtorno da TPM seja pela sensação de inchaço.
Apesar disso, alguns alimentos contribuem para que essa sensação se prolongue. Certos alimentos são capazes de inchar o corpo, aumentando a barriga e deixando pés e pernas pesadas. Isso acontece porque esses alimentos retem o liquido do seu corpo. Os locais mais suscetíveis ao inchaço são pernas, tornozelos, pés, mãos e a barriga. Quem sofre de retenção de líquido precisa mudar a alimentação e também investigar as causas.
Quem são eles?
Alimentos industrializados: são ricos em corantes, conservantes e sódio, que aumentam a retenção de líquidos pelo excesso de sódio e substâncias químicas. Refrigerantes são ricos em sódio, promovendo a retenção de líquidos
Bebidas alcoólicas: interferem em alguns processos bioquímicos da glicose no sangue e na absorção de água pelos rins, aumentando o edema.
Alimentos pobres em fibras: esses alimentos prejudicam a formação das fezes e a absorção de água, fatores que levam à constipação e retenção líquida. Só para se ter uma ideia, 75% do volume total das fezes é composto por água.
Frituras: prejudicam o esvaziamento do estômago e consequentemente todo o processo de digestão, que inclui a absorção e eliminação de água pela urina e fezes, piorando o inchaço.
Saiba como prevenir
Atividade física: auxilia na eliminação de líquidos, além de melhorar as funções do coração, pulmões e, consequentemente, dos rins. A prática auxilia muito na manutenção da boa circulação
Alimentação saudável: promove um bom funcionamento intestinal, com maior absorção de água pelas fezes e melhora do edema
Manter boa hidratação: auxilia na manutenção e bom funcionamento de órgãos e sistemas, reduzindo o inchaço