SAÚDE

Saiba como evitar olhos ressecados e manter o aspecto saudável da face

Com baixa umidade do ar e muitas queimadas os olhos podem ficar ressecados. Saiba o que fazer

Canal Estilo
23/07/2013 às 14:56.
Atualizado em 25/04/2022 às 01:17

O rosto é o cartão de visitas de uma pessoa. E o olhar é a parte do rosto que mais chama a atenção no momento do contato. Por isso, manter um aspecto saudável e natural é imprescindível nas relações interpessoais.

Nas regiões de clima seco, é comum sentirmos os olhos mais ressecados. Já reparou? Mais do que um simples incômodo, se não cuidar, pode trazer consequências ainda mais desagradáveis para a sua saúde.

Segundo o Dr. Marcelo Mendonça, que é oftalmologista com especialização em glaucoma pela Unifesp e pela Universidade de Harvard, a superfície dos olhos é delicada e eles precisam ser permanentemente protegidos por uma película líquida chamada de filme lacrimal. “Este filme lacrimal, quando saudável, contém três camadas que se completam: uma aquosa, uma de proteína (muco) e uma de gordura. Como nos climas secos a umidade relativa do ar costuma ser muito baixa, a camada aquosa é a primeira a sofrer e as demais camadas passam a predominar, dependendo do perfil de cada pessoa”, explica.

De acordo com ele, quando predomina a fase de muco, a pessoa pode ter acúmulo de secreção nos cantos dos olhos como se fosse uma conjuntivite, porém, sem bactérias ou vírus. Se o componente gorduroso predominar, o sintoma principal é ardor e dificuldade de manter os olhos abertos.

Dependendo da região e do clima, até 90 % das pessoas podem ter alguma disfunção lacrimal. O ressecamento também pode ser causado pelas queimadas, aquecimento dos ambientes ou pelo uso do ar condicionado.

Como prevenir

Para evitar o ressecamento dos olhos, ligue um umidificador apropriado para o tamanho do ambiente antes de dormir. Caso não o tenha, uma boa saída é colocar uma bacia ou um balde com água no quarto. Segundo o Dr. Marcelo, uma boa maneira de prevenir o incômodo durante o dia, é piscar os olhos com frequência e sempre deixar que a pálpebra superior encoste na inferior. Isso permite a troca do filme lacrimal. “Se a pessoa tiver um filme lacrimal saudável, só essas medidas são suficientes”, enfatiza.

Se você já sente o olho bem seco e essas medidas não são suficientes para resolver o problema, é importante buscar um oftalmologista. Os colírios de lágrimas artificiais apresentam características muito diferentes. Segundo o Dr. Marcelo, melhor do que usar um colírio de reposição lacrimal qualquer é utilizar um que tenha supervisão e orientação médica. “A tecnologia de hoje já é capaz, inclusive, de produzir colírios que estimulem a produção normal de lágrimas”, diz ele, que lembra também que a lágrima natural é sempre mais saudável porque nenhuma lágrima artificial protege contra infecções, enquanto que a natural já contém anticorpos diluídos por natureza.

Cuidados com a Lente

Quem usa lentes, então, deve ter cuidados redobrados, pois elas já são corpos estranhos que dificultam a nutrição e a hidratação e oxigenação das células oculares. O olho seco pode, ainda, ser um sintoma de alguma outra doença, principalmente referente ao sistema imunológico, mas, na maioria dos casos, a origem é ambiental ou causada por um distúrbio de composição do filme lacrimal. “Um olho seco severo promove uma descamação (semelhante a da pele que descasca após exposição solar prolongada, por exemplo) expondo as terminações nervosas da córnea. Isso causa um incômodo muito grande e deixa os olhos mais vulneráveis à infecções ou processos de afinamento da córnea, que podem até mesmo levar à perfuração espontânea do olho”, afirma.

Não menospreze qualquer sintoma e, principalmente, não se automedique. A melhor opção é consultar o seu oftalmologista de confiança.

Veja também

Marc Jacobs deixa a Louis Vuitton após 16 anos O substituto ainda não foi divulgado, mas rumores dão conta que Nicolas Ghesquière estaria sendo considerado para o cargo O enigma da TPM: Saiba como aliviar os sintomas Saiba como dominar aquela tensão que chega sem por que nem pra que Como manter sua pele bonita e saudável no verão Dicas simples podem fazer toda a diferença na saúde de sua pele O quanto você sabe sobre sexo? Mais de trinta conceitos sobre sexo que você não sabia Receitas caseiras para acabar de uma vez por todas com as estrias Entenda como as estrias surgem e como você pode fazer para amenizá-las em casa Cravo, espinhas, acne: como evitar que o contato seja direcionado pra lá? Conheça algumas dicas que irão deixar sua pele muito mais hidratada e como evitar o surgimento dos pontinhos Como acabar de vez com o fantasma da celulite A nutricionista funcional Helouse Odebrecht da dicas e receitas poderosas contra essa inimiga que atormenta tanto as mulher Exercícios ajudam a ter seios mais firmes sem recorrer a plástica ou silicone Alimentação adequada aliada à prática de exercícios físicos garantem um aspecto mais bonito, saudável sensual aos seios  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por