Especialistas apontam que o ideal é pesquisar bastante e manter discrição na busca
Procurar um novo emprego ou trocar de empresa nem sempre é uma tarefa simples. Muitos profissionais ficam em dúvida de como agir na hora de deixar o emprego anterior e se aventurar numa nova rotina. Na hora de mudar de emprego, o profissional deve ficar atento a alguns pontos. Especialistas apontam que uma série de requisitos devem ser levados em consideração para se trocar de empresa. Saiba como avaliar se é hora de mudar de emprego:
1. Liste as causas da insatisfação
Coloque na ponta do lápis todas as causas que o motivam a sair da empresa atual. Seja o desejo de aumentar o salário, de diminuir o trajeto percorrido da casa ao trabalho, ou mesmo procurar uma empresa que atenda a outras necessidades profissionais.
2. Saiba claramente seus objetivos
Saiba que conhecer os problemas da empresa não basta, é preciso traçar e estar ciente de seus objetivos profissionais.
3. Converse com seu chefe
Procure conversar com seu chefe sobre as possíveis maneiras de reverter sua insatisfação, no entanto tenha cautela na conversa e não diga que pretende mudar de emprego.
4. Liste possíveis empresas
Liste e aprenda mais sobre as empresas onde deseja trabalhar. Procure saber se os problemas existentes em sua atual empresa não existem na empresa almejada.
5. Desconfie de milagres
Desconfie das ofertas das empresas concorrentes ou mesmo empresas que prometem um salário muito superior ao seu atual. Lembre-se que na maioria das empresas o salário é proporcional ao cargo e à quantidade de tarefas.
6. Não espalhe para seus colegas de trabalho
Evite fofocas entre seus colegas de trabalho, portanto não comente com outros funcionários sua intenção em trocar de emprego. O chefe poderá se sentir traído caso saiba por terceiros da sua decisão.
7. Seja honesto
Na entrevista na empresa pretendida seja honesto, não para apontar os lados negativos da empresa atual, mas sim para deixar o novo empregador ciente das suas responsabilidades pessoais e profissionais anteriores.
8. O chefe é o primeiro a saber
Comunique primeiramente ao seu chefe a sua decisão de deixar a empresa. Lembre-se que se ele souber por terceiros poderá se sentir traído e trazer complicações quanto ao seu desligamento.
9. Permita que a empresa se adapte à sua saída
Estabeleça um prazo para a sua saída, o objetivo é permitir que a empresa se adapte a sua ausência. Lembre-se de negociar um prazo de duas ou três semanas para inicio de suas atividades com o seu novo empregador.
Veja também
Dicas para ser feliz na vida profissional Não há regras para ser feliz no trabalho, mas algumas dicas podem facilitar sua vida Palestra na IBE-FGV Jundiaí aborda o pensamento Lean Ricardo Sarmento, professor de MBA da FGV, falou sobre qualidade, oportunidade e tendências FNDE prevê repasse de R$ 9,794 bi do salário-educação O salário-educação é destinado ao financiamento de programas voltados para a educação básica pública Os chefes da televisão no seu dia a dia no escritório Alguns perfis da ficção podem ser muito comuns na vida real