GUTO SILVEIRA

Saco sem fundo

02/04/2013 às 21:30.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:07

A prefeita Dárcy Vera (PSD) anunciou nesta terça-feira (2) a entrada de mais dois integrantes no governo. Meses atrás anunciou a entrada de mais dois. Mas não há exonerações. Desde o início da reestruturação na Administração Municipal, apenas Adriana Silva, ex-secretária da Cultura, deixou o governo, por decisão própria. Dárcy Vera justifica o aumento da equipe ao crescimento da demanda da Administração. “Pessoas que têm conhecimento e podem, devem continuar colaborando com a Administração, porque a Prefeitura tem muitas demandas”, afirmou. Pode ser. Mas o crescimento do número de pessoas tem sido uma marca da atual gestão. Quem já esteve no salão que serve de ante-sala ao gabinete da prefeita sabe bem do que se trata. Antes, o número de assessores não chegava a cinco. Hoje se aproxima das duas dezenas. Também nas secretarias, com exceções, há grande número de servidores, notadamente em cargos em comissão. Isso é ruim para o contribuinte que tem que pagar a conta. Os governos precisam ser mais enxutos justamente para serem mais ágeis. Não se tem prova de que excesso de pessoas represente mais trabalho.

DEU QUÓRUM

O anúncio de um secretário, um coordenador e um chefe de setor levou ao Palácio Rio Branco 11 vereadores, a maioria da base aliada ao governo. Até o oposicionista Maurício Gasparini (PSDB) deu as caras. Não que a Administração Municipal esteja desfrutando de grande prestígio, principalmente após a sentença que cassou os mandatos da prefeita Dárcy Vera (PSD) e do vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB), em primeira instância. Os vereadores prestigiaram a escolha de um assessor da Câmara, Daniel Gobbi, para secretário do Meio Ambiente.

LIDERANÇAS

Além dos vereadores, marcaram presença na solenidade o presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Domingos Stocco, o ex-deputado federal Marcelino Romano Machado (PP) e presidentes de partidos aliados, como Luiz Joaquim Oliveira Antunes, que comanda o Partido da República (PR) na cidade.

INVASÃO

A data já está marcada. O número de invasores também já está definido. Só falta saber onde. Na próxima sexta-feira, cerca de mil famílias vão invadir várias áreas em Ribeirão Preto. A informação é de Marcelo Batista, líder do Movimento Livre Nova Ribeirão e do Movimento do Bem Pró-moradia Popular. Ele disse que os locais ainda são sigilo para que as invasões não sejam impedidas. Mas informou que as áreas que serão invadidas têm espaço para a construção de 4 mil moradias.

PROTESTO

Marcelo Batista disse que as invasões servirão de protesto contra o descaso com a construção de distribuição de moradias populares. “Há muita enrolação para aprovação de moradias para famílias com renda familiar entre zero e três salários mínimos. Como há demora, as construtoras compram as áreas e constroem para quem tem renda de seis a dez salários mínimos. Isso precisa acabar”, afirmou.

COBRANÇA

Não tem refresco. Depois de anunciar os novos secretários nesta terça-feira, a prefeita Dárcy Vera (PSD) disse que não estará em Ribeirão Preto nesta quarta-feira, porque participa de encontro de prefeitos em Santos. Mas já exigiu que todos estejam a postos em seus locais de trabalho de manhã. E determinou que eles comprem um telefone celular Nextel para se comunicar com ela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por