MOTOR PREMIUM

S10 apresenta armas para encarar guerra das picapes

Pronta para a guerra: nova picape Chevrolet S10 exibe visual repaginado e amplia atributos tecnológicos e de conforto

Luís Cesar de Souza Pinto
15/05/2016 às 12:24.
Atualizado em 23/04/2022 às 00:32
Pronta para a guerra: nova picape Chevrolet S10 exibe visual repaginado e amplia atributos tecnológicos e de conforto (Divulgação)

Pronta para a guerra: nova picape Chevrolet S10 exibe visual repaginado e amplia atributos tecnológicos e de conforto (Divulgação)

Depois das renovadas Toyota Hilux e Ford Ranger, agora é a vez da Chevrolet S10 apresentar suas armas para encarar a guerra das picapes médias. A receita é basicamente a mesma de suas concorrentes, ou seja, apostar no visual turbinado e na tecnologia embarcada, além do acabamento de primeira e do conforto na cabine. Para fechar o pacote, a nova S10 manteve os preços do modelo anterior. As novas linhas seguem a atual linguagem mundial da marca e têm clara inspiração na picape Colorado, apresentada recentemente no mercado norte-americano. A grade bipartida aumenta a sensação de largura e o reposicionamento dos faróis de neblina para cima deixa o automóvel com estampa mais radical. Na cabine, além do acabamento compatível com o de um carro de luxo, a S10 incorpora uma arquitetura eletrônica diferente, o que fez com que o painel de instrumentos mudasse para acomodar a nova central multimídia e os comandos de rádio e ar-condicionado. Entre as novidades tecnológicas, a S10 agora poderá ser equipada com o sistema de conectividade OnStar, que permite acesso a serviços como concierge (para reserva de restaurantes e teatros, por exemplo), sistema de navegação e de emergência com o toque de um botão no retrovisor interno. Há, ainda, a função vallet, que alerta o proprietário se o manobrista se afastar mais de 500 metros com a picape. A central multimídia também dá suporte aos aplicativos Android Auto e Apple Carplay. Outros itens de tecnologia disponíveis são acendimento automático de faróis, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, partida por controle remoto, ar-condicionado digital, rebatimento elétrico de espelhos e ajustes elétricos para o banco do motorista. ‘Dieta’ melhora a eficiência A nova S10 deixa de oferecer o motor 2.4 FlexPower e passa a contar apenas com os propulsores mais modernos: 2.8 Turbodiesel de 200 cv a 3.600 rpm e torque de 51 kgfm a 2.000 rpm; e o eficiente 2.5 Flex com injeção direta que entrega 197/206 cv a 6.000 rpm e torque de 26,3/27,3 kgfm a 4.400 rpm. A picape pode ter câmbios manual ou automático, ambos de seis marchas, tração 4X2 ou 4X4 e opções de carroceria chassi-cabine, cabine simples ou cabine dupla. As versões permanecem sendo LS, LT, LTZ e High Country. Em média, a nova S10 “emagreceu” 30 quilos graças ao uso de novos materiais e redesenho de algumas peças, como a engrenagem do diferencial traseiro. O esforço para melhorar o desempenho da picape, no entanto, não ficou apenas na “dieta”. A S10 traz novos defletores de ar que atuam em conjunto com outros itens, como a capota marítima, e proporcionam, de acordo com o fabricante, ganho aerodinâmico e consumo até 5% mais eficiente do que na geração anterior. O sistema de suspensão também recebeu melhorias, com barras estabilizadoras mais rígidas, molas com maior carga e novos amortecedores para estabilidade. A fixação da cabine no chassi também foi retrabalhada. O cuidado com o conforto envolve, ainda, vidros mais espessos, para proprocionar maior isolamento e silêncio na cabine, e o reposicionamento do eixo balanceador do motor a diesel, que absorve melhor as vibrações.  Medidas robustas A nova S10 tem 5,4 metros de comprimento, 1,9 metro de largura, 1,8 metro de altura e 3,1 metros de entre-eixos. O peso varia de 1.772 a 2.101 quilos. Quanto custa De R$ 97.890 (LT cabine dupla 2.5 Flex manual 4x2) a R$ 167.490 (High Country cabine dupla 2.8 diesel automática 4x4).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por