Sindicato pede que empreiteiras que trabalham para a Petrobras contratem operários da região
Obras da Revap podem aproveitar mão de obra qualificada da região (Divulgação)
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção do Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos e a prefeitura da cidade tentam encontrar uma forma de aproveitar a mão de obra do município e da região nas obras da Revap.
O presidente do Sindicato, Marcelo Rodolfo da Costa, expôs a necessidade de fazer com que as empreiteiras, que trabalham nas obras da Petrobras, cumpram o acordo de contratar pelo menos 60% de trabalhadores residentes no município e região.
O sindicalista argumentou que a alegada falta de mão de obra qualificada não existe mais, já que muitos trabalhadores treinados pelas empresas estão agora desempregados na cidade.
Uma das propostas discutidas durante a reunião foi a de que as contratações futuras sejam feitas por meio do cadastro único mantido pelo PAT, para dar transparência ao processo de contratação. Graças às novas regras do programa, está mais fácil identificar se o cadastrado é da cidade, o que garante maior controle.
A prefeitura entrou em contato com a refinaria para debater o assunto.