Na primeira fase, foram instalados quatro barracas na Ponte Pênsil e uma ao lado do Casarão do Turismo
0nze novos quiosques serão implantados pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) na orla da Rua do Porto, em Piracicaba, com o objetivo de comercializar alimentos que compõem a cultura gastronômica da cidade. Todos cumprem diretrizes exigidas pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Foram investidos R$ 152 mil no projeto. Dentre os produtos que serão vendidos estão pamonha, suco de milho, cuscuz, crepes, caldo de cana, sucos, sorvetes e açaí.
Na primeira fase, foram instalados quatro barracas na Ponte Pênsil, uma no bolsão ao lado do Casarão do Turismo, uma no Parque da Rua do Porto e; outra, no Parque do Mirante. No início de 2013, quatro novos espaços serão instalados: dois no Parque do Trabalhador e dois na Avenida Alidor Pecorari. Para concessão do uso, a distribuição foi feita de acordo com o tempo de cadastro dos ambulantes que exerciam atividades de venda há mais de dez anos na orla do Rio Piracicaba. Caso esses concessionários não queiram explorar o espaço ou não estejam de acordo com as normas estabelecidas para uso e ocupação dos quiosques, eles serão colocados em licitação aberta ao público.
O objetivo é trazer opções de alimentação para a demanda crescente e com características diversificadas na Rua do Porto. De acordo com o comerciante Rosivaldo Franco, houve crescimento de cerca de 90% na venda de seus produtos. Antes de mudar para a Rua do Porto, ele trabalhava há 16 anos em outro ponto da cidade. “Eu ficava num trailer e as condições agora são totalmente diferentes. Estou muito feliz”.