LITERATURA

Roqueiros escritores lançam suas obras em Campinas

Projeto Ponto de Vista Galleria, da Livraria da Vila, traz à cidade João Barone e Tony Bellotto

Marita Siqueira
27/06/2013 às 05:01.
Atualizado em 25/04/2022 às 10:36

Música e literatura caminham juntas em perfeita harmonia. Não é de hoje que músicos extravasam sua criatividade para além das partituras, produzindo obras que vão de biografia a literatura infantil. Alguns transitam entre temas históricos, outros por romances policiais, como é o caso dos dois roqueiros escritores que protagonizarão as próximas edições do projeto Ponto de Vista Galleria, realizado na Livraria da Vila do Galleria Shopping de Campinas: João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, e Tony Bellotto, guitarrista dos Titãs.

O primeiro lançou dois livros sobre a participação brasileira da Segunda Guerra Mundial; o segundo é autor de romances e está na oitava publicação. Além de sessão de autógrafos, eles vão bater papo com o público no auditório do espaço, sendo Barone nesta quinta (27) e Bellotto na quarta-feira da próxima semana (3).

Barone lança '1942: O Brasil e sua Guerra quase Desconhecida' (Nova Fronteira, 288 págs., R$ 39,90), sobre a presença brasileira na Segunda Guerra Mundial, seus mitos e confusões abordados a partir de pesquisas em livros e documentos. O baterista retoma histórias pouco lembradas, como a dos irmãos catarinenses Scheibel: o mais velho alistou-se na FEB para ir atrás do mais novo, que se alistara antes na marinha dos Estados Unidos e de quem a família não tinha mais notícias. Há desde minibiografias de grandes líderes até detalhes sobre como o Brasil foi se meter nas operações de guerra na Itália. A obra foi escrita cinco anos depois de Barone apresentar 'A Minha Segunda Guerra', escrito sobre o ponto de vista da própria família.

Machu Picchu

Já Tony Bellotto, um dos que mais se destaca no gênero “roqueiros escritores”, irá mostrar no dia 3 seu oitavo romance, 'Machu Picchu' (Companhia das Letras, 120 págs., R$ 32,00), que fala sobre uma família de classe média em crise. Ambientada no Rio de Janeiro, a trama acontece em um único dia, no qual Zé Roberto e Chica vão completar 18 anos de casados. Estão presos em um congestionamento, cada um em uma parte da cidade, e tentam voltar para casa. Durante esse tempo refletem sobre suas vidas. Essa obra discute o cotidiano, porém vale lembrar que o guitarrista conquistou os leitores com romances policiais, especialmente 'Bellini e a Esfinge' (2001), que ganhou versão cinematográfica e 'Bellini e os Espíritos' (2005).

Segundo a gerente de marketing do Galleria Shopping, Alessandra Furtado, a presença dos dois músicos em sequência é uma grata coincidência para o projeto. “Há tempos tentamos trazer o Barone, mas sua agente só permitiu que fosse agora e deu certo de ser próximo do Bellotto. São dois grandes músicos, de grande interesse e que produziram obras com temas bem diferentes”, diz. “A ideia do programa é trazer não apenas um artista, e sim uma personalidade para discutir assuntos em geral.”

Serviço

Projeto Ponto de Vista Galleria

Nesta quinta-feira (27), 19h30: lançamento do livro '1942: o Brasil e sua Guerra quase Desconhecida', de João Barone

Dia 3 de julho (quarta), 19h30: lançamento da obra 'Machu Picchu', de Tony Bellotto

Na Livraria da Vila - Galleria Shopping (Rodovia D. Pedro I, km 131,5 - Jardim Nilópolis) - Campinas. Telefone: (19) 3706-1200

De graça (senhas devem ser retiradas com uma hora de antecedência)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por