ECONOMIA

Ribeirão Preto, capital do chope, se rende à cerveja

Colorado e Invicta, cervejarias artesanais da cidade, ganharam oito prêmios em concurso nacional

Duda Pereira
31/03/2013 às 00:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:32

O lema “Ribeirão Preto, a capital do chope” já poderia ser adaptado. Não que a tradição tenha sido deixada de lado, muito pelo contrário. É que uma vertente da bebida conquista cada vez mais admiradores e já coloca a cidade reconhecida nacionalmente.

Tudo porque duas cervejarias locais, a Colorado e a Invicta, ganharam oito premiações no Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado durante a quarta edição do festival nacional da bebida, em Blumenau (SC), em 18 e 19 de março.

Com 18 anos de história, a Colorado conquistou cinco prêmios. “Das nossas oito cervejas inscritas no concurso, cinco foram premiadas. Eram 20 jurados, sendo cinco estrangeiros, e fomos muito bem avaliados. Mais de 500 rótulos passaram por avaliação. Foi um evento muito grande, com mais de 27 mil visitantes”, afirmou Rafael Moschetta, gerente de marketing da cervejaria.

Segundo Moschetta, o festival, que é realizado no mesmo pavilhão do tradicional Oktoberfest, é a oportunidade de expor a marca e unir o ramo da cerveja artesanal. “É a chance que temos de estar com outras cervejarias, discutir pontos para melhorar, debater com blogueiros e jornalistas especializados em cerveja, fomentar o mercado e sentir o feedback do consumidor final. Vendemos 1,3 mil litros de chope e mais de 600 garrafas, e ainda tivemos o estande mais procurado.”

Rodrigo Silveira, proprietário e mestre cervejeiro da Invicta, é honesto: não esperava tamanho sucesso no festival nacional. “Temos apenas um ano e meio de história, é o primeiro concurso que participamos e já conquistamos três prêmios. E diante de profissionais com muita qualidade, com degustação feita às cegas”, afirmou.

Ele, que foi o mestre da Colorado entre 1998 e 2009, comemorou também o sucesso da outra cervejaria ribeirão-pretana. “Não existe essa de rivalidade, temos que trabalhar juntos. Nossos estandes ficaram posicionados lado a lado no festival, e a Invicta vai produzir chope para a Colorado em breve”, afirmou.

“Nosso meio, de cerveja artesanal, precisa de união para conseguir diminuir os encargos que recaem sobre a produção. Criamos uma associação cervejeira em Ribeirão Preto para amenizar a carga tributária, negociar com fornecedores, tentar fazer as compras juntos, tudo para facilitar nosso trabalho”, analisou.

Das cinco cervejas da Colorado premiadas (veja lista completa abaixo), três já estão na linha de comercialização: Appia, Indica e Ithaca. A Berthô, produzida com castanha de pará, foi lançada recentemente para exportação; a IC, por sua vez, foi criada com exclusividade para o bistrô francês Ici, de São Paulo. “Já estamos também elaborando uma cerveja com gengibre, que foi degustada no festival de Blumenau e fez grande sucesso. Nossa ideia é também vendê-la”, disse Moschetta.

Do lado da Invicta, a maior surpresa foi pela premiação da German Pilsener. “Ela foi a única a receber pontuação na sua categoria. É muita honra pensar que com a (medalha de) prata garantimos ser a melhor do Brasil”, afirmou Silveira.

CRESCIMENTO

Os prêmios no festival animaram as duas cervejarias, que têm planos imediatos de expansão. A fábrica da Colorado, nos Campos Elíseos, que tem capacidade para produzir 100 mil litros por mês, deve se mudar para um novo local.

“Estamos procurando um terreno. Queremos ampliar nossa capacidade para 500 mil litros por mês”, afirmou Rafael Moschetta. Com isso, a cervejaria poderia ampliar sua presença no Brasil e exterior – já vende para Estados Unidos e França.

A Invicta, por sua vez, está ampliando a produção de sua fábrica, localizada na Avenida do Café. “Temos capacidade de 30 mil litros por mês hoje, mas devemos chegar a 45 mil ainda neste semestre e possivelmente a 70 mil no ano que vem”, contou Rodrigo Silveira.

Ele não pensa em exportação, por enquanto. Quer primeiro estabelecer a marca em Ribeirão Preto e no País. “Hoje já estamos em São Paulo e mais sete Estados. Nossos planos agora são de lançar novas cervejas. Acredito que até 2014 tenhamos mais quatro rótulos, sempre com homenagem a pontos históricos da cidade.”

No portfólio atual da Invicta, os rótulos já carregam imagens do Theatro Pedro II, da Maria Fumaça, do Soldado da Revolução Constitucionalista de 1932 e do Barracão do Ipiranga – desenhos elaborados por Beto Cândia. Nos lançamentos futuros, também estarão o Museu do Café, o Palácio Rio Branco e a Catedral Metropolitana.

AS CERVEJAS RIBEIRÃO-PRETANAS PREMIADAS EM BLUMENAU

COLORADO

Caium IC: medalha de Bronze na categoria American-Style Premium Lager

Appia: medalha de Bronze na categoria Specialty Honey Beer

Ithaca: medalha de Bronze na categoria British-Style Imperial Stout

Indica: medalha de Prata na categoria English-Style India Pale Alessandra

Berthô: medalha de Bronze na categoria Specialty Beer

INVICTA

Imperial India Pale Ale: medalha de Prata na categoria Imperial India Pale

Invicta German Pilsener: medalha de Prata na categoria German Style-Pilsener

India Black Ale: medalha de Bronze na categoria American-Style Black

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