Cidade atingiu 78% de cobertura dos grupos prioritários na campanha; meta é de 80% de imunização
Mesmo com duas prorrogações da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, Ribeirão Preto não deverá atingir a meta de 80% de imunização dos grupos considerados prioritários. Até o final desta terça-feira (28), foram vacinadas na cidade pouco mais de 114,4 mil crianças, trabalhadores da área da saúde, gestantes, mulheres que tiveram filhos há 45 dias (puérperas), idosos e pacientes crônicos. No total, Ribeirão imunizou 78% do público-alvo.
De acordo com a enfermeira responsável pelo programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Larissa Gerin, não está descartada uma terceira prorrogação da campanha. “Como ainda não atingimos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde acredito que teremos que continuar com a campanha de vacinação. Por enquanto, vamos esperar pelo fechamento dos números para ter uma posição.”
A administração municipal anunciou que irá aguardar posicionamento da Secretaria Estadual da Saúde sobre uma nova prorrogação. Os grupos que mais preocupam envolvem pacientes crônicos e gestantes, que vacinaram apenas 44,39% e 57,92% da meta, respectivamente. “Os pacientes crônicos, por exemplo, não estão acostumados ainda com a campanha porque foram introduzidos recentemente aos grupos de risco”, disse Larissa, tentando explicar o porquê da baixa procura.
A empresária Flávia Borges Montans levou os filhos João Guilherme, 5 anos, e Maria Clara, 7, para serem vacinados na UBDS do Castelo Branco, na manhã desta quarta-feira (29). “Fico muito preocupada porque meus filhos têm problemas respiratórios e uma gripe pode acentuar os sintomas deles e isso pode virar uma asma ou até coisa pior”, ressaltou a mãe.
A vacinação foi realizada nos postos de saúde até o final da tarde desta quarta-feira (29), porém o balanço final só será concluído na próxima segunda-feira, dia 3 de junho. Além de imunizar a população contra o vírus influenza A (H1N1), a vacina protege também contra outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B. Desde o início do ano, Ribeirão Preto teve confirmados três casos de pessoas contaminadas com o vírus H1N1, porém todos foram medicados e liberados dos hospitais.
Estado superou
Ribeirão Preto ainda não conseguiu igualar as metas alcançadas levando em consideração todo o Estado de São Paulo. Cerca de 7,6 milhões de pessoas foram vacinadas na Campanha Nacional contra a Gripe no Estado desde o dia 15 de abril. O número superou a meta de imunização de 7 milhões de pessoas ou 80% do público-alvo, que é de 8,7 milhões.
Foram vacinados 3,9 milhões de pessoas com 60 anos ou mais; 755,2 mil crianças entre 6 meses e 2 anos de idade; 334,4 mil gestantes; 812,8 mil trabalhadores da saúde; 1,7 milhão de doentes crônicos; 76,2 mil puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto) e 5,4 mil indígenas. Os números são do último balanço parcial, divulgado pela Secretaria de Saúde de São Paulo.
Confira os números da vacinação em Ribeirão até o dia 28 de maio:
Crianças – 9.168 (73,16%)
Trabalhadores da saúde – 15.907 (118,79%)
Gestantes – 3.629 (57,92%)
Puérperas – 1.366 (132,62%)
Idosos – 56.547 (72,34%)
Pacientes crônicos – 27.796 (44,39%)