COMÉRCIO E CRÉDITO

Ribeirão importou mais e registrou queda de exportações

Região contratou mais crédito em janeiro e fevereiro deste ano, em comparação com igual período de 2013

Gazeta de Ribeirão
15/07/2013 às 18:39.
Atualizado em 25/04/2022 às 08:47

O Boletim Comércio & Crédito, elaborado pelo Centro de Pesquisa em Economia Regional da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Ceper-Fundace), divulgado nesta segunda-feira (15) aponta fraco desempenho de exportações e aumento de operações de crédito. O Boletim analisa e compara dados de exportação e importação bem como estatísticas sobre operações de crédito e financiamento de Ribeirão Preto e de sua Região Administrativa, do interior de São Paulo, de todo o Estado de São Paulo e do Brasil.

No acumulado dos últimos doze meses (06/2012 a 05/2013) o estudo encontrou redução das exportações em comparação com os 12 meses anteriores (06/2011 até 05/2012). Houve queda nas exportações dos principais produtos como o grupo “Estanho e suas obras”, que inclui ligas de estanho, fios e tubos, com diminuição de 60% nos últimos 12 meses. Já o grupo que inclui oleaginosas, grãos e sementes, dentre outros, apresentou redução de aproximadamente 50%.

O crescimento nas exportações ficou por conta do grupo que inclui caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, que passou a liderar as exportações da cidade. O grupo de produtos que inclui instrumentos e aparelhos médico-cirúrgicos e acessórios mesmo com queda de aproximadamente 20% subiu para a segunda posição na pauta municipal. O maior aumento nas exportações ficou por conta do grupo que inclui “alimentos preparados para animais”, que subiu mais de 500%.

Por outro lado, no acumulado de doze meses, ocorreu elevação de 6,70% das importações com oscilações, tendo períodos em que ficou abaixo quando comparado com o período anterior (julho, agosto, setembro e novembro), e outros momentos em que a importação foi maior no período atual (maio, junho, outubro e de dezembro a maio).

Na região administrativa de Ribeirão Preto, de maio a setembro, as importações apresentaram números bem parecidos para os anos de 2012 e 2011. Porém, a partir de outubro as importações foram bem menores o que contribuiu para a queda de 33,09% nos últimos doze meses.

Já nas operações de crédito e financiamento, houve aumento na comparação entre fevereiro e janeiro de 2013, em todos os níveis avaliados. Em Ribeirão Preto, esse aumento atingiu 15,18% e 22,96%, respectivamente, enquanto nos Brasil os números foram de 11,56% e 11,43%. Com relação a fevereiro de 2012, Brasil e São Paulo apresentaram elevação, enquanto o oposto ocorreu no município de Ribeirão Preto e região administrativa que caíram 1,31% e 0,64% respectivamente, no que se refere a operações de crédito.

A comparação entre doze meses (março de 2012 a fevereiro de 2013 e fevereiro de 2012 a março de 2011), entretanto, evidencia que as operações de crédito se elevaram em todas as regiões analisadas. A distância entre os dois períodos tem se tornado ainda maior nos casos de Ribeirão Preto e região administrativa.

O boletim conclui que parte desse fenômeno de ampliação das operações de crédito se deve às medidas de estímulos ao consumo do governo federal. Os pesquisadores destacam, porém, os impactos reduzidos sobre o desempenho econômico. O boletim, na íntegra, pode ser acessado no link: http://bit.ly/1b3uLLm

Ceper

O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado no final de 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional o País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP.

Fundace

A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada sem fins lucrativos criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEA-RP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por