RICARDO ALÉCIO

Reprovação desaprovada

Ricardo Alécio
16/02/2013 às 05:07.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:24
ig-RICARDO ALECIO (CEDOC)

ig-RICARDO ALECIO (CEDOC)

A Câmara de Jaguariúna achou por bem, veja só, desaprovar a reprovação das contas do prefeito Tarcísio Chiavegato (PTB) de 2007. É praxe nos meandros do Legislativo municipal a dificuldade para se rejeitar contas de prefeitos — sobretudo porque os chefes do Executivo geralmente detêm a maioria na Câmara —, mas não se tem notícia de revogação semelhante. É que não se trata de qualquer reprovação de contas.

Reprovação desaprovada 2

A rejeição de 2007 fez com que Chiavegato se tornasse inelegível pela Lei da Ficha Limpa, o que provocou um grande imbróglio jurídico na eleição do ano passado, só resolvido no TSE, após o pleito. Anteontem, em sessão extraordinária, a nova legislatura da cidade aprovou, por unanimidade, o projeto que anula o decreto legislativo 212/2011 de reprovação das contas da Prefeitura de 2007, penúltimo ano da gestão anterior de Chiavegato.

Em casa

O projeto de anulação foi apresentado pelos vereadores David Hilário Neto, Fábio Augusto Pina e Luiz Carlos de Campos. Coincidentemente, os três são do mesmo PTB de Chiavegato. Mas deve ser só coincidência mesmo.

Agora vai

Ah, sim, segundo informações da Prefeitura, apesar de ter ocorrido a anulação da reprovação das contas de Chiavegato, os vereadores aprovaram a abertura de novo processo interno que deverá julgar novamente o exercício de 2007. Ganha um ingresso para a maria-fumaça quem adivinhar se as contas, agora, serão ou não aprovadas.

Deixa para lá

Em Campinas, a situação é outra. Como votar contas de prefeito dá muita polêmica e estresse, aqui elas sequer são levadas à plenário. O tempo vai passando, o TCE vai julgando e nada de os vereadores decidirem. Este colunista defende uma mudança radical na legislação que faça com que prefeitos, governadores e presidentes sejam julgados ainda no exercício dos mandatos. Mas isso é pano pra outra manga.

Olho no PT 1

As atenções de petistas do governo Jonas Donizette (PSB) — e do próprio prefeito — estarão voltadas hoje para a reunião do diretório municipal do PT, que decide se vai ou não expulsar os filiados que permanecem na gestão municipal, a despeito de decisão contrária do partido.

Olho no PT 2

Jonas tenta se manter próximo do PT, de quem é aliado no plano federal. Trouxe Jaírson Canário (PT) e outros filiados ao partido para o governo. Também tem fortalecido o Orçamento Participativo (OP), antiga menina dos olhos petista.

Demandas

Por falar em OP, o governo dará apoio a um pacote de 119 demandas já definidas pelos bairros e subprefeituras aprovadas pelo conselho. As tais demandas são em áreas consideradas essenciais, como saúde, educação, transporte e pavimentação, entre outras.

Visita

O deputado Carlos Sampaio (PSDB) visitou ontem, no final da tarde, o prefeito Jonas Donizette no Palácio dos Jequitibás. O encontro, segundo o tucano, foi só para “colocar a conversa em dia”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por