A função de diplomata corporativo ganha espaço nas empresas que buscam conquistar mercado no Exterior
Nunca produtos e serviços brasileiros estiveram tão em alta no Exterior, especialmente com o início da Copa das Confederações e da Copa do Mundo em 2014 no Brasil. Iniciar negócios lá fora é uma tarefa que envolve diversos conhecimentos culturais, políticos, econômicos e de mercado, muitas vezes desconhecidos pelos empresários.
Segundo o professor Anderson Pellegrino, diretor geral da Esamc Campinas, o domínio dessas áreas pode determinar o sucesso ou o fracasso do processo de internacionalização de uma empresa brasileira. “Isso faz crescer a demanda pela figura do diplomata corporativo, normalmente alguém formado em relações internacionais (RI) com foco em negociação internacional”.
A Esamc Campinas tem o curso de RI voltado para negócios internacionais, ensinando o futuro profissional desde o mapeamento de oportunidades em outros continentes até a fase da consolidação e implantação da empresa em outro país. Além dos eventos esportivos, segundo Pellegrino, é preciso levar em consideração que as multinacionais instaladas no Brasil ainda têm planos para expansão no mercado global no longo prazo. “O internacionalista é fundamental para as empresas que querem se expandir no mercado global. Isso porque, além do risco de crédito ou o tamanho do mercado, há o risco político, cultural e de segurança internacional, que necessitam de análise prévia”. Segundo Pellegrino, os profissionais formados em RI pela Esamc atendem à demanda das empresas e consultorias por executivos que consigam identificar oportunidades de negócios internacionais e implantar planos de abertura e consolidação de novos mercados para produtos e serviços brasileiros.
“São futuros empresários, consultores e executivos com ampla visão do ambiente internacional de negócios, capacidade analítica e de implementação, profundo entendimento do mercado e elevada capacidade de negociação, além de serem empreendedores, criativos, cosmopolitas e capazes de trabalhar em grupo – fatores fundamentais ao sucesso nos negócios internacionais”, explica Pellegrino.
SAIBA MAIS*
BACHARELADO: administração; ciências contábeis; design; direito; economia; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de computação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia mecânica; engenharia química; jornalismo; moda; propaganda e marketing; relações internacionais; relações públicas.
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA: comércio exterior; comunicação institucional; gestão
de recursos humanos; gestão comercial (vendas); gestão de qualidade; gestão financeira; logística; marketing; produção publicitária.
* Cursos da Esamc Campinas/matutino e noturno
Fonte: Esamc Campinas