Medida anunciada em encontro com prefeitos poderá sanar problemas de faltas de vagas, consultas e exames; gestão será do Estado e municípios
A Divisão Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS XIII) terá um complexo para fazer a regulação de vagas em hospitais, consultas e exames. O anúncio foi feito pelo diretor da DRS, Ronaldo Capelli, durante reunião com prefeitos para discutir o atendimento do Hospital das Clínicas, que deve passar a priorizar atendimentos de alta complexidade. O núcleo já está sendo montado e deve começar a funcionar no segundo semestre.
“Hoje o município está cego. Não há um sistema de regulação. O sistema que será implantado será on-line para todos os municípios, que verão as vagas na tela do computador e a gestão será do Estado e dos municípios”, explicou Capelli. Ele assegurou que com o complexo gestor acabará a escuridão para os municípios.
“Hoje não temos porta de entrada. Se não fizermos isso, sempre se dirá que é falta de dinheiro. E não é só falta de dinheiro, é falta de gestão nossa. Estamos gastando mal o nosso dinheiro”, afirmou o diretor durante o encontro. Ele informou que com o complexo gestor haverá vagas distribuídas por cotas para todos os municípios. “Se o HC estiver cheio, teremos que contratar outro serviço”, afirmou.
Ronaldo Capelli explicou que a regulação vem sendo discutida há vários anos e disse que agora a proposta da Secretaria de Estado da Saúde é a descentralização das vagas e dos recursos. “Hoje a distribuição de vagas não é racional. Os próprios municípios terão as vagas e eles precisam ter consciência para regular de forma responsável”.