ALERTA

Rede solidária vigia cheias do Rio Capivari

Fortes chuvas que caíram no fim de semana deixaram a cidade em estado de alerta

Jaqueline Harumi
jaqueline.ishikawa@rac.com.br
16/04/2013 às 22:12.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:03

Ricardo Brito é um dos observadores da régua que mede o nível do rio (Gustavo Tilio/Especial para AAN)

A Defesa Civil de Capivari anunciou que a cidade está em alerta desde a tarde de segunda-feira (15) após as fortes chuvas do fim de semana, mas acostumados com alagamentos, moradores criaram uma rede de apoio para alertar possíveis cheias. Eles já sabem quando o problema está por perto só de olho no nível do Rio Capivari, que normalmente é de 80cm — nesta terça-feira (16), amanheceu com 2m.

Na Rua João Moretti, no bairro Moreto, onde três casas foram invadidas pela água na segunda-feira, Paulo Henrique do Nascimento, de 41 anos, é um dos primeiros a avisar a vizinhança. “Quando a valeta no meio das árvores começa a encher, a gente sabe que tem que ficar atento”, diz.

No limite da cidade com Rafard, sob a ponte da Avenida Pio XII, a régua usada pelos bombeiros para medição do nível do rio é sempre acompanhada pelo comerciante Ricardo Brito, de 26 anos, dono da borracharia ao lado. “Sempre fico de olho. Aqui é onde o pessoal fica sabendo se está tudo bem.”

Mas a atenção dos moradores não impede que a água cause estragos. Além das inundações registradas no bairro Moreto, a Defesa Civil registrou alagamento em duas casas da Avenida Tiradentes, no Centro, e uma família foi removida: o casal foi abrigado no Centro de Ginástica Rítmica da Prefeitura e as três crianças foram levadas para casa de parentes.

"Eles têm uma noção por uma árvore, um barranco, mas avisamos pela imprensa e pessoalmente nos bairros. A GM também faz ação preventiva acompanhando a régua e avisando nas casas”, disse o diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Souza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por