Prazo para entrega acaba na noite desta terça-feira (30); 26% ainda estão 'inadimplentes' em Ribeirão
A pouco mais de um dia do fim do prazo para o recebimento de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2013, a Receita Federal ainda espera 35 mil documentos em Ribeirão Preto.
O número equivale a 26% das declarações esperadas para a cidade – segundo a Receita, 139.417 pessoas devem declarar o IR em Ribeirão. Na região, o número de “inadimplentes” é ainda maior: 283.641 declarações devem ser entregues, mas só chegaram 204.145 (28%).
Os dados são referentes às declarações entregues até a noite de domingo (28).
“É normal, todo ano é assim. A maioria das pessoas deixa pra entregar no último fim de semana ou nos últimos dias mesmo”, disse José César Agostinho Costa, delegado da Receita Federal em Ribeirão.
Segundo ele, no entanto, quem deixou para a última hora pode ter problemas na hora da entrega. “O sistema tem uma capacidade, e o alto número de entregas no último dia pode gerar atrasos”, afirmou.
Outro problema, segundo ele, é a maior possibilidade de erros nas declarações. “Quem deixa pra última hora faz com pressa, e pode declarar com erros de digitação nos valores. Se acontecer, a pessoa certamente cai na malha fina.”
SERVIÇO
O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 termina nesta terça-feira (30) às 23h59min59s (horário de Brasília). As declarações podem ser enviadas por meio da internet ou entregues em disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, no horário de funcionamento regular.
O programa de computador gerador da declaração está disponível na página da Receita Federal desde 25 de fevereiro. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, que pode ser baixado no mesmo endereço.
Neste ano, pela primeira vez, será possível enviar as informações também por meio de tablets e smartphones que tenham os sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple). Mas não são todos os casos.
De acordo com a Receita, não podem usar esses aplicativos, por exemplo, os contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física, os que estejam obrigados a declarar dívidas e ônus reais, os que auferiram ganho de capital, os que tenham recebido determinados tipos de rendimentos isentos ou com tributação exclusiva.
A relação completa dos casos de impedimentos está na Instrução Normativa 1.339.
A Receita publicou um passo a passo na internet com os procedimentos para a entrega da declaração. Está disponível ainda um manual com perguntas e respostas sobre o preenchimento do documento. As regras para a entrega da declaração estão na Instrução Normativa 1.333.