Em visita à cidade, o ministro do Esporte prometeu verba para reparos nos 33 centros esportivos
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), abriu o Seminário “Atualização da Legislação Esportiva de Campinas”, na manhã desta sexta-feira (24/05), no Plenário da Câmara Municipal, e visitou os estádios de futebol. Em sua passagem pela cidade, Rebelo aproveitou para anunciar a parceria entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura Municipal para a restauração das praças esportivas de Campinas. Detalhes dos projeto, verba dispensada e prazo de execução não foram comentados. Contudo, o ministro, ao lado do prefeito Jonas Donizette (PSB), garantiu que as 33 praças esportivas serão reformadas.
A sexta de Aldo Rebelo começou na Câmara Municipal com um rápido discurso sobre a importância do esporte para o desenvolvimento do Brasil e o destaque de Campinas no cenário esportivo nacional e sua força na briga para receber seleções durante o Mundial de 2014.
A cidade aparece no catálogo Fifa com duas opções de Centro de Treinamento de Seleção (CTS) — os pareamentos Brinco de Ouro-Hotel Vitória e Moisés Lucarelli-The Palms. A escolha da cidade-base pelas seleções é livre, ou seja, a Fifa indica os locais que atendem aos critérios para receber delegações, mas a palavra final é das equipes.
“A cidade tem dois centros de treinamentos cadastrados no catálogo Fifa. Esta qualificação põe Campinas num roteiro de alta qualidade”, lembrou Rebelo. “Só para se ter uma ideia, o Nordeste, com nove estados, tem apenas três CTS no catálogo. E digo que o Governo Federal tem interesse em apoiar porque estes centros de treinamentos constituem de uma certa forma a nacionalização da Copa do Mundo, para que os benefícios deste evento se distribua não só nas 12 cidades sedes”, comentou.
O ministro passou pelos estádios Brinco de Ouro e Moisés Lucarelli, nos quais conheceu os vestiários, gramado e sala de troféus, além de ter sido apresentado um pouco aos projetos dos clubes (nova Arena da Macaca e a reforma no entorno da casa bugrina).
E já que a temática do dia foi futebol, Aldo Rebelo também comentou sobre anistia das dívidas dos clubes de futebol. Os times de Campinas vivem realidades opostas. Enquanto o Guarani tem uma dívida tributária de cerca de R$ 65 milhões, a Ponte Preta está em dia com o Governo.
O ministro garantiu que nada será perdoado, mas que o Ministério estuda formas de favorecer o pagamento das dívidas. “Não queremos anistiar dívida dos clubes, mas que ela seja paga. Temos que encontrar programas que viabilizem estes pagamentos, mas que também não desestimulem aqueles que pagam em dia. Além de reduzir o risco de que este ciclo vicioso se repita”, concluiu.
ENCONTRO
O Seminário “Atualização da Legislação Esportiva de Campinas”, organizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, presidida pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB), teve como objetivo debater as necessidades do segmento esportivo na cidade e encaminhar projetos de lei que o aprimorem. Diversos esportistas e dirigentes da RMC estiveram presentes no evento desta sexta, o qual originou um relatório de sugestões e alterações na legislação esportiva que será encaminhado ao prefeito Jonas Donizette (PSB).