VESTIBULAR

Reaplicação da prova do Enem tem segundo dia hoje

Participam estudantes que não fizeram o exame impresso ou digital porque estavam doentes ou tiveram outro impedimento

Correio Popular
24/02/2021 às 10:35.
Atualizado em 22/03/2022 às 01:30
Alunos aguardam prova do Enem em 2020: reaplicação continua hoje (Agência Estado)

Alunos aguardam prova do Enem em 2020: reaplicação continua hoje (Agência Estado)

"A falta de empatia nas relações sociais no Brasil" foi o tema da redação do Exame do Ensino Médio (Enem), cuja prova foi reaplicada ontem à tarde para estudantes que tiveram sintomas de covid-1, outras doenças infectocontagiosas ou que, por motivo justificável, não puderam fazer as provas impressas ou digitais realizadas anteriormente.

Essa é a terceira redação do Enem deste ano. Os outros dois temas foram "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" e "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil", relacionados às provas impressa e digital, respectivamente.

A redação deveria ser feita no formato dissertativo-argumentativo, apresentando uma proposta de intervenção, que apontasse possíveis soluções ao problema proposto. Além da redação, o exame foi composto por 90 questões objetivas de linguagens e códigos e 90 de ciências humanas. Hoje, no segundo dia, haverá 90 de matemática e mais 90 de ciências da natureza.

Além dos que estavam doentes participam da reaplicação estudantes que tenham enfrentado algum problema logístico durante a aplicação da prova impressa ou digital; que tenham estado em algum local de prova onde houve falta de energia elétrica, ou em localidades onde houve desastres naturais que comprometeram a infraestrutura do local onde o exame seria aplicado.

Participam também os moradores do Amazonas, além daqueles que moram em Espigão D'Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia, que estavam em lockdown por causa da pandemia. Foram convocados a participar também os 41.864 inscritos que estão privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa.

Para a professora de Redação do Colégio Oficina do Estudante, Ana Cristina Campedeli, a opção pelo tema é pertinente, uma vez que “conversa” com fatos da atualidade vivenciados pelos candidatos da prova. Há possibilidade, por exemplo, de citar o caso de pessoas que não estão respeitando as medidas preventivas em meio a pandemia da Covid-19.

Resultados

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, os gabaritos oficiais e os cadernos de questões da reaplicação serão divulgados em 1º de março. Os resultados de todas as provas (impressa, digital e reaplicação) estão previstos para saírem em 29 de março. As notas serão liberadas somente para quem concluiu o Ensino Médio. Para os treineiros, só o serão isso ocorrerá em maio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por