O time merengue ficou no 1 a 1 com o Espanyol e não tem mais chance de alcançar a equipe catalã
O Real Madrid não conseguiu passar de um empate por 1 a 1 com o Espanyol, neste sábado (11/05), fora de casa, e, com isso, o Barcelona se sagrou campeão nacional pela 22.ª vez antes mesmo de entrar em campo, neste domingo (12/05), diante do Atlético de Madrid, na capital espanhola, em confronto válido pela 35.ª rodada do Campeonato Espanhol.
O resultado ocorrido no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, deixou o vice-líder Real com 81 pontos, sendo que o time comandado por José Mourinho só tem mais duas partidas a disputar na competição, enquanto o Barça já tem 88 e possui mais quatro confrontos pela frente.
Para o Barcelona, o título acabou sendo um belo consolo em uma temporada na qual acabou eliminado pelo Real Madrid na Copa do Rei, foi batido pelo rival na final da Supercopa da Espanha e ainda humilhado pelo Bayern de Munique nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa.
O Barça também faturou o seu quarto título espanhol nas últimas cinco temporadas, depois de ter a sua sequência de taças nacionais interrompida justamente pelo Real no ano passado, quando a equipe de Mourinho alcançou o seu 32.º troféu da competição da qual é disparado o maior vencedor da história.
O drama do Real começou a se desenhar aos 22 minutos do primeiro tempo do duelo deste sábado, quando Stuani abriu o placar para a equipe da casa. Depois de cobrança de escanteio, Sergio García escorou para Stuani, na cara do gol, empurrar para as redes.
O time madrilenho empatou o jogo aos 13 minutos da etapa final, quando Cristiano Ronaldo cobrou falta para o argentino Higuaín cabecear para as redes. Porém, mesmo pressionando no fim do jogo, o Real não teve forças para virar o jogo, quando Victor Sanchez ainda foi expulso após dar uma entrada dura e deixar o Espanyol com um homem a menos. Com o resultado, o time da casa ficou na 11.ª posição da tabela, com 44 pontos.
Já visando poupar Cristiano Ronaldo para a final da Copa do Rei, Mourinho escalou Kaká como titular, e o brasileiro, com atuação apagada, foi substituído pelo astro português aos 11 minutos do segundo tempo.
OUTROS JOGOS - Além da partida que decretou o título do Barcelona, outros três jogos foram disputados neste sábado pelo Campeonato Espanhol. Em um deles, o Valladolid venceu o La Coruña por 1 a 0, em casa, e chegou aos 43 pontos, na 12.ª posição. E o resultado manteve o rival na zona de rebaixamento, em 18.º lugar, com 32 pontos.
O Athletic Bilbao, por sua vez, bateu o Mallorca por 2 a 1, em casa, e fez o adversário permanecer em último na tabela, com 29 pontos, assim como foi ao 12.º lugar, com 43.
Já o Osasuna superou o Getafe por 1 a 0, em casa, foi aos 36 pontos, na 15.ª posição, e ganhou fôlego em sua luta para evitar o rebaixamento. Derrotado, o Getafe permaneceu com 47 pontos, na oitava colocação.