Felipe Massa está lutando por sua permanência na Fórmula 1 em 2014 e quer mostrar serviço, mas bem que poderia ter escolhido uma hora melhor para desobedecer uma ordem de equipe. Ao segurar Fernando Alonso por 19 voltas no GP do Japão, e depois cometer um erro nos boxes que acabou resultando em uma punição, o brasileiro acabou dando dois recados negativos para seus futuros empregadores: de que pode colocar seus interesses acima dos da equipe e de que segue sendo um piloto inconstante. A ordem do Japão foi a primeira desde que Massa chegou à Ferrari em que o único benefício em jogo era para a equipe em si. O campeonato de pilotos está perdido faz tempo e o foco exclusivo da Scuderia é manter-se em segundo no mundial de construtores. O motivo? A diferença de premiação entre o vice e o quarto colocado entre os times é de cerca de 20 milhões de dólares — algo equivalente ao salário anual de Alonso. Os italianos foram para o Japão apenas um ponto à frente da Mercedes e também monitorando com atenção o crescimento da Lotus, que descontou mais de 30 pontos nas últimas duas etapas.No momento da ordem, Massa era quinto e não conseguia se aproximar de Rosberg, da Mercedes. Por outro lado, Alonso vinha mais rápido, justificando a chance que a equipe lhe deu de atacar o alemão. Mas a insistência do piloto brasileiro permitiu não apenas que a Mercedes escapasse, como também que a Sauber de Nico Hulkenberg chegasse e superasse os dois ferraristas nos boxes. No final das contas, como Rosberg sofreu uma punição e Alonso passou Hulkenberg na pista para chegar em quarto, a insubordinação de Massa acabou não custando tão caro para a equipe, mas não deve ter pegado bem. Para completar, o piloto cometeu mais um erro ao forçar demais na entrada dos boxes e ultrapassar o limite de 80km/h, sofrendo uma punição que lhe roubou pelo menos três posições no resultado final. Quando foi preterido na Ferrari, Massa não escondeu o alívio, como se a pressão por resultados para conseguir a renovação aumentasse seu índice de erros nas corridas. Contudo, nas duas provas após o anúncio, na Coreia e no Japão, foram dois erros básicos — em Yeongam, rodou sozinho na primeira volta — mostrando que a questão da inconsistência é latente. E, mesmo tendo seu melhor desempenho em comparação a Alonso em classificações das quatro temporadas em que correram juntos, sua luta no mercado de pilotos é contra pilotos — especialmente Hulkenberg — que não têm feito a lição de casa apenas no sábado, mas no domingo também.