TRÁFICO

Quatro menores são pegos vendendo drogas

Em dois dias, Polícias Civil e Militar de Piracicaba apreenderam crack, cocaína e maconha

José Ricardo Ferreira
12/06/2013 às 21:41.
Atualizado em 25/04/2022 às 12:25

Três adolescentes e uma criança de 11 anos de idade foram apreendidos por tráfico de drogas essa semana em Piracicaba. Os casos se referem a três flagrantes executados pela Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM) totalizando o recolhimento de 183 pedras de crack, 14 invólucros contendo cocaína e uma porção de maconha. Quatro traficantes adultos foram presos nesses casos policiais envolvendo menores.

Após os flagrantes e a presença dos respectivos pais, os adolescentes e a criança foram liberados.

Na tarde desta quarta-feira (12), investigadores da Polícia Civil receberam uma denúncia anônima de que um adolescente de 15 anos estava vendendo crack na rua Zeferino Bacchi, na Pauliceia.

Os investigadores cercaram o adolescente, que se entregou sem resistência e indicou o local onde estavam escondidas 169 pedras de crack. "Ele estava com três pedras prontas para vender. As demais estavam escondidas em uma casa abandonada", contou um dos investigadores da DIG (Delegacia de Investigações Gerais).

De acordo com a DIG, o local é frequentemente denunciado e é alvo de ações da Polícia Civil. O adolescente é reincidente em tráfico de drogas e já foi recolhido também por receptação de uma motocicleta roubada, segundo a PC.

Em parte, o esforço do investigador foi em vão, já que o delinquente saiu livre, mesmo após assumir o tráfico de drogas. “Os pais assinam um TC (Termo de Compromisso) para comparecerem ao Fórum da Infância com o filho quando intimados”, explicou o policial.

Segundo a legislação brasileira (que é de 1940), qualquer jovem com idade inferior a 18 anos é considerado “incapaz”, isto é, ele não tem condições de fazer as próprias escolhas nem de assumir as consequências de seus atos. Há um movimento nacional para que a maioridade penal caia para 16 anos. A brecha da lei facilita aos traficantes recrutar menores de idade para o crime.

Por conta disso, o adolescente de 15 anos que vendia crack na Pauliceia saiu pelas portas da frente da DIG, acompanhado pelos pais, sem precisar responder pelo crime.

No outro caso envolvendo menor infrator, a PM apreendeu um adolescente de 16 anos, na noite de terça-feira (11), em um bar na rua Aquilino Pacheco, na Vila Independência. Nesse caso, o adolescente delatou a quadrilha facilitando a ação da PM. Quatro homens foram presos e o adolescente apreendido e depois liberado. Com eles, 14 porções de cocaína e uma de maconha. Também escondiam sob a roupa R$ 9 mil em espécie e oito celulares, segundo o boletim de ocorrência 4587/2013. A PM chegou a esse caso após uma denúncia anônima.

Criança

Na terceira ocorrência envolvendo menores de idade no tráfico de drogas, uma criança de 11 anos e um adolescente de 13 foram flagrados com 14 pedras de crack na avenida Euclides Figueiredo, no Parque Orlanda.

Na tarde de terça-feira, investigadores da DIG pesquisavam o tráfico naquele bairro quando observaram a criança e o adolescente que, ao avistarem a polícia, tentaram fugir. O adolescente jogou um pacote com a droga na calçada. Ao serem questionados pelos investigadores, os dois confessaram que estavam vendendo drogas no bairro a pedido de um homem conhecido como “Pança”. Após serem apreendidos, os dois menores foram entregues aos pais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por