especial idiomas

Quanto mais cedo melhor

Aprender um novo idioma desde cedo estimula raciocínio e eleva o QI, afirmam especialistas

Da Redação da Metrópole
revista.metropole@rac.com.br
18/02/2019 às 16:14.
Atualizado em 05/04/2022 às 00:03

Aprender um idioma torna-se uma tarefa mais fácil, rápida e natural nos primeiros anos de vida. A partir do momento que nascemos, janelas vão se abrindo com a intenção de expor nosso cérebro a novas experiências, incluindo o aprendizado de uma nova língua. Para que elas se mantenham abertas, o estímulo gradativo desses conhecimentos é fundamental. De acordo com a Cambridge English Assessment, departamento da Universidade de Cambridge dedicado à avaliação internacional de proficiência da língua inglesa, nos primeiros anos de vida, o cérebro se desenvolve incrivelmente rápido. São milhares de conexões neurológicas novas e aprender qualquer coisa nessa fase se torna muito mais fácil, inclusive idiomas diferentes do materno. Também um estudo promovido pela empresa de tecnologia da educação Rosetta Stones, afirma que além de adquirir pronúncia próxima a de um falante nativo, as crianças alfabetizadas em inglês podem apresentar maior quociente de inteligência (QI), evitando ainda o desenvolvimento de doenças senis, como o Alzheimer. Para que aconteça de forma natural, o aprendizado precisa ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, histórias, brincadeiras, música, além de recursos que criam situações reais dentro do universo infantil. “É essencial que nesta idade a curiosidade e o interesse sejam frequentemente despertados. Assim, a criança terá uma facilidade maior de aprender, da forma como aprendeu sua língua-materna”, afirma o supervisor pedagógico da KNN Idiomas, Gleidson do Espírito Santo. A baixa eficiência do ensino de idiomas nas escolas tradicionais é uma realidade preocupante. O domínio no inglês entre os brasileiros, por exemplo, é tão baixo que o país ocupa a 41ª colocação num ranking de 70 países, desenvolvido pela EF Education First, empresa de educação internacional especializada em cursos de idiomas no Exterior. Além disso, estima-se que apenas 5% da população fala uma segunda língua e menos de 3% tem fluência em inglês. Segundo Gleidson, fatores como baixa valorização e padronização, pouco apoio aos professores e falta de recursos em sala de aula são os fatores que mais influenciam nos consecutivos resultados ruins na educação brasileira. “Nosso propósito é então suprir esta carência, com modelos estruturados, profissionais capacitados e metodologia moderna criada para cativar os alunos e fazer com que aprendam mais rápido e com qualidade”, conclui. “É essencial que nesta idade a curiosidade e o interesse sejam frequentemente despertados” GLEIDISON DO ESPÍRITO SANTO, supervisor pedagógico da KNN Idiomas Ênfase na comunicabilidade Alunos protagonizam situações de aprendizagem e o uso da língua inglesa acontece de forma natural. No Colégio Renovatus, os alunos são expostos ao idioma desde  muito cedo graças ao programa de bilinguismo da escola em parceria com a Cambridge Esol, uma das maiores instituições de certificação internacional do mundo. “Entre 2008 e 2012 viajei por todo mundo visitando escolas e percebi que lá fora o ensino de inglês era realizado de forma eficiente dentro da escola regular. Percebi que a grande diferença no nosso ensino de uma segunda língua, no caso o inglês, para os demais países, era o tempo de exposição à língua que os alunos possuíam, a ênfase na comunicabilidade e acima de tudo, a checagem periódica do aprendizado desenvolvido de forma a auxiliar a escola, os professores e os alunos a redirecionarem seu aprendizado, otimizando o ensino e  promovendo uma aprendizagem real”, diz a gestora do Colégio Renovatus, Alessandra Campos.  Desde 2014, o Colégio Renovatus é reconhecido pela Universidade de Cambridge como Exam Preparation Centre –Centro Preparatório para seus exames. O programa de bilinguismo conta com três pilares: tempo de exposição e uso da língua, onde os alunos possuem de 3 até 8 aulas de inglês semanais, dependendo da adesão ao programa; ênfase na comunicabilidade, através de metodologias ativas, estimulando os alunos que protagonizem situações de aprendizagem onde o uso da língua inglesa acontece de forma ampla e natural, onde todos avançam, mas cada um no seu ritmo; e a certificação e avaliação, onde os certificados são emitidos por Cambridge English Language Assessment  -  parte da Universidade de Cambridge responsável pelo exame de proficiência em inglês,  reconhecido no mundo todo e com validade permanente. ONDE? Colégio Renovatus – Rua 24 de Maio, 731 - Vila Industrial. Telefone: (19) 3272-8699 Benefícios do bilinguismo A criança se adapta a situações diversas e desenvolve raciocínio lógico, comunicação e linguagem. Estudos recentes apontam que o bilinguismo estabelece uma série de benefícios para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Com o objetivo de fazer com que o segundo idioma seja parte do cotidiano dos alunos e que a aprendizagem aconteça de forma natural, o Progresso Bilíngue aposta neste ensino que, segundo a diretora Lena Cypriano, antes era um diferencial e, hoje é essencial e traz benefícios que vão desde o desenvolvimento pessoal ao acadêmico. Crianças a partir dos dois anos já são inseridas nesse ensino no colégio. “A formação do sujeito bilíngue acontece na escola, permitindo com que o aluno não precise se deslocar, otimizando seu tempo. O grande ganho é que se amplia o repertório e o território da criança, e isso é realizado, como por exemplo, por meio do conto de histórias, com a literatura presente em sala de aula”, destaca a diretora. A educação bilíngue consegue conectar a criança com as habilidades do século 21, proporcionando criatividade, habilidades para se adaptar a situações diversas, empatia, resolução de problemas, raciocínio lógico, comunicação e linguagem. “Muitos pais ressaltam que quando viajam com os filhos para outros países, a língua deixa de ser uma barreira para as crianças. Eles ainda se espantam ao ver como elas se conectam com o outro idioma”, diz Lena. Além disso, ela afirma que o contexto em que os pequenos vivem também influencia diretamente no aprendizado. O Progresso Bilíngue conta com profissionais altamente qualificados e organiza intencionalmente suas práticas pedagógicas. ONDE? Colégio Progresso Unidade Cambuí: Avenida Júlia de Mesquita, 840 – Telefone: (19) 3211-3800 Unidade Barão Geraldo: Rua Dr.Sérgio de Almeida Prado, 210 - Cidade Universitária Campineira – telefone: (19) 3287.6613 Unidade Itu: Rua Pedro de Paula Leite, 257 (Praça Conde de Parnaíba) - Centro - Telefone: (11) 4022.0331 Metodologia avançada Ensino foca no aprendizado da língua e também no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século 21. Com o objetivo de fazer o aluno se habituar desde cedo a aprender tanto em português como em inglês, o Colégio Notre Dame oferece o programa bilíngue desde a educação infantil. "Oferecemos um ensino de excelência na aprendizagem de idiomas, com currículos diferenciados, que focam não só o aprendizado na língua, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século 21, como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipes e comunicação", diz a coordenadora dos currículos internacionais do Colégio Notre Dame de Campinas, Adriana Ciglioni. O programa bilíngue que se inicia no Infantil 1 (4 anos) e vai até o 5º ano do Ensino Fundamental, é desenvolvido por meio da abordagem CLIL (Contentand Language Integrated Learning), que utiliza o inglês como ferramenta para o ensino de conteúdos como ciências, matemática, tecnologia e formação de valores. As atividades são desenvolvidas através do uso integrado de materiais próprios do colégio, de livros de editoras conceituadas com Oxford e Cambridge e de várias ferramentas tecnológicas de ponta. Temas desafiam alunos Para  os alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, é oferecido o programa Middle School Global Leaders (MSGL), que integra as áreas de ciências da natureza e ciências humanas, através da abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, ArtandMath). O curso, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Educação da University of Missouri (uma das 20 melhores dos Estados Unidos), é elaborado por pedagogos e aborda temas que, ao mesmo tempo, motivam e desafiam os alunos, com foco nos temas mundiais apontados pela ONU (Organização das Nações Unidas), como o meio ambiente, a saúde e os direitos humanos. “O Middle School Global Leaders (MSGL) tem como objetivo fazer com que os alunos comecem a se enxergar como agentes de mudança e como líderes globais do futuro, através de uma abordagem inovadora e interdisciplinar para o Ensino Fundamental, uma vez que os problemas locais e globais raramente exigem soluções ligadas somente a uma área do conhecimento”, diz Adriana. A aprendizagem é baseada na metodologia PBL (problem-basedlearning) desenvolvida através de trabalhos colaborativos e individuais. Os alunos recebem um certificado da University of Missouri e têm acesso direto ao Programa NotreDame High School. No High School, que teve seu início no colégio em 2010, as aulas são 100% presenciais, com professores nativos que acompanham individualmente cada aluno. Para os alunos do 9º ano à 2ª série do Ensino Médio, as aulas ocorrem durante o horário regular, e no contraturno, em um dia por semana. Já na 3ª série, há apenas uma aula no período regular. A grade curricular do curso é formada por 17 disciplinas do currículo oficial americano como oratória, economia, marketing, governo e planejamento de carreira, que além da formação acadêmica, ampliam a visão de mundo dos alunos. ONDE?  Colégio Notre Dame - Rua Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 151, Notre Dame. Telefone: (19) 2138-8300 Momento certo De uma forma natural e contextualizada, esse tipo de ensino, nos primeiros anos de vida, acontece da mesma forma que a aquisição da língua materna Em tempos de globalização, oferecer uma visão mais ampla do mundo para os pequenos é fundamental. O ensino bilíngue no Anglo Taquaral foi implantado em 2017, atendendo crianças a partir dos dois anos, e hoje já se estendeu até o segundo ano do Ensino Fundamental. “Aprender um segundo idioma, já na primeira infância, é aproveitar a janela de oportunidade e desfrutar da plasticidade intelectual, muscular e auditiva que a criança tem. Neste momento, os músculos envolvidos na fala estão flexíveis e a audição não tem marcas fortes de uma única língua”, destaca Larissa Cuculi, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do 1° ano do Ensino Fundamental I do Anglo Taquaral. De maneira natural e contextualizada, esse tipo de ensino, nos primeiros anos de vida, acontece da mesma forma que a aquisição da língua materna. “O inglês não é o objetivo final, mas sim a ferramenta que usamos para nos comunicar com as crianças e também para elas construírem novos conhecimentos. Por meio de atividades lúdicas e significativas, os pequenos vivenciam o inglês. Crianças bilíngues têm uma visão mais ampla do mundo, possibilitando que elas se relacionem com diferentes culturas de forma espontânea e intuitiva”, ressalta Larissa. No Anglo, os alunos da Educação Infantil contam com 13 aulas de inglês por semana e 12 aulas de português. Já no Ensino Fundamental, os alunos têm, semanalmente, 20 aulas de português e 10 aulas de inglês. É no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I que a alfabetização se consolida permitindo ao aluno o domínio da produção oral e escrita. “Nesse contexto de biletramento, os estudantes são estimulados a compreender o funcionamento de ambas as línguas, suas especificidades e características, usando-as como ferramenta social. As áreas do conhecimento, independentemente da língua em que são ministradas, têm suas habilidades específicas garantidas”, finaliza a coordenadora pedagógica. ONDE? Anglo Taquaral - Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 545 - Parque Taquaral. Telefone: (19) 3256-6828 Pacote completo Além das atividades interdisciplinares em inglês, a Oficina do Estudante trabalha todas as habilidades ligadas à comunicação na língua estrangeira: leitura, escrita, expressão e compreensão oral Ampliar os horizontes, garantir um conhecimento mais amplo e, consequentemente, respeito por outras culturas são alguns dos objetivos propostos para quem entra no ensino bilíngue do colégio Oficina do Estudante. “Nossa proposta vai além do ensino de dois idiomas, passando pelo desenvolvimento de valores, competências e respeito à diversidade cultural”, destaca o diretor pedagógico Célio Tasinafo. Ele dá o exemplo da aula de culinária em inglês. “Essa atividade, por exemplo, auxilia na expansão do vocabulário ligado à gastronomia e melhora a compreensão sobre a cultura de um povo, expressa por meio do preparo de seus alimentos”, diz. O colégio Oficina do Estudante oferece o ensino bilíngue a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental 1, ou seja, alunos de seis anos. No total, eles têm seis aulas de inglês na semana e sete aulas de português. “Além das atividades interdisciplinares em inglês trabalhamos todas as habilidades ligadas à comunicação na língua estrangeira: leitura, escrita, expressão e compreensão oral”, afirma. Para o diretor pedagógico, o ensino de um novo idioma deve capacitar o aluno nas quatro habilidades relacionadas à comunicação: leitura, escrita, compreensão e expressão oral. “Todos os alunos do colégio fazem o Exame de Certificação Internacional de Cambridge, anualmente, a partir do 5º do Ensino Fundamental. “Nossos resultados são ótimos, pois o trabalho com a língua estrangeira é feito com verdadeira seriedade. Não basta a escola dizer que tem um trabalho bilíngue. É preciso que esse trabalho tenha reconhecimento verdadeiro para além de nosso País. Isso contribui até para que nossos estudantes possam cursar universidade fora do Brasil”, completa. ONDE? Oficina do Estudante Unidade 1: Av. Brasil, 601 - Telefone: (19) 3241-6688 Unidade 2: Rua Jasmin, 700 – Telefone (19) 3722-2324          

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