LIGA DOS CAMPEÕES

PSG e Juventus largam na frente como visitantes

Clubes saíram vitoriosos nas partidas que abriram as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa

Agência Estado
12/02/2013 às 21:03.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:51

O Paris Saint-Germain ficou perto de avançar para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Na abertura da disputa das oitavas de final, o time francês foi ao Estádio Mestalla nesta terça-feira e derrotou o Valencia por 2 a 1, abrindo boa vantagem para o jogo de volta, marcado para o dia 6 de março, na França. Um dos destaques da vitória foi o brasileiro Lucas, que teve ótima atuação no primeiro tempo - depois, foi substituído logo no começo da segunda etapa.

Recém-contratado pelo PSG, o meia inglês David Beckham foi ao estádio em Valência para torcer pelo novo time - sua estreia pode acontecer no próximo domingo, contra o Sochaux. E deve ter gostado do que viu. Com uma atuação eficiente, o líder do Campeonato Francês dominou o rival espanhol no primeiro tempo e, com uma formação ofensiva (Lucas, Pastore, Lavezzi e Ibrahimovic foram escalados juntos pelo técnico italiano Carlo Ancelotti), conseguiu abrir a vantagem de 2 a 0 no placar.

Em sua estreia na Liga dos Campeões, a maior competição de clubes do mundo, Lucas não ficou intimidado. O garoto de apenas 20 anos mostrou suas credenciais logo aos oito minutos, quando mandou a bola na trave. Na sequência, o PSG conseguiu abrir o placar. Lavezzi tabelou com Pastore, invadiu a área e chutou forte, contando ainda com uma pequena colaboração do goleiro Guaita - nome frequente na seleção brasileira, Diego Alves ficou no banco de reservas do Valencia.

Lucas voltou a aparecer bem aos 26', quando fez jogada individual pela direita e exigiu boa defesa de Guaita. Mas seu melhor lance foi mesmo aos 43', ao se livrar da marcação e cruzar na medida para Pastore marcar o segundo gol do PSG. O jovem astro brasileiro, que foi do São Paulo para o clube francês por 43 milhões de euros, acabou sendo substituído por Chantome aos oito da segunda etapa. Mas, naquela altura, já tinha ajudado a construir a vantagem no placar.

No segundo tempo, já sem o atacante brasileiro Jonas - substituído após atuação discreta na etapa inicial -, o Valencia pressionou para tentar diminuir o prejuízo. Teve algumas chances mas só conseguiu marcar aos 44', quando Tino Costa bateu falta e Rami levou a melhor sobre a defesa que conta com os brasileiros Alex e Maxwell. Nos acréscimos, Ibrahimovic ainda foi expulso. Assim, o PSG não terá seu principal astro no jogo de volta, mas levou a vantagem para casa.

Juventus

A Juventus não se intimidou com a empolgada torcida escocesa no Celtic Park, em Glasgow, nesta terça-feira, e abriu boa vantagem sobre o Celtic no duelo válido pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O time italiano aplicou 3 a 0 no rival e ficou muito perto da vaga na próxima fase. 

Com o resultado, a Juventus avança às quartas mesmo se perder por 2 a 0 no jogo da volta, no dia 6 de março, em Turim. Já o Celtic, que chegou a vencer o poderoso Barcelona na fase de grupos, terá que devolver o placar ou mais ainda mais gols que o rival para seguir na competição. 

Apesar da forte pressão da torcida, que contou com a presença ilustre do músico Rod Stewart, os italianos não tiveram dificuldade para se impor em campo nesta terça. Logo aos 2 minutos de jogo, Matri abriu o placar ao aproveitar sobra dentro da área. A Juventus voltou à carga aos 31', com assistência do mesmo Matri e gol de Marchisio, que escapou da marcação e bateu colocado no gol. 

Pressionado pelo resultado negativo, o Celtic mostrou nervosismo no início do segundo tempo e tinha dificuldade para articular boas jogadas. Apesar da folga no placar, a Juventus seguia levando maior perigo no ataque e não teve problemas para ampliar o marcador. 

Aos 37', o goleiro Ambrose falhou e Vucinic mandou para as redes, após passe de Marchisio. Depois de deixar sua marca, Vucinic deixou o gramado para a entrada do francês Anelka, aos 40. O estreante, porém, teve poucos minutos para mostrar seu futebol. Chegou a fazer cruzamento para Marchisio, que não aproveitou a oportunidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por