MANIFESTAÇÃO

Protesto contra cura gay reúne 300 em Campinas

Manifestantes querem saída de Marcos Feliciano da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Luciana Félix
28/06/2013 às 07:30.
Atualizado em 25/04/2022 às 11:07

Cerca de 300 pessoas participaram nesta quinta-feira (27) de uma manifestação no Centro de Campinas contra o projeto da “Cura Gay”. Os manifestantes se concentraram na Praça Bento Quirino e, por volta das 18h, saíram em passeata por vias da área central até o Palácio de Justiça, na Avenida Francisco Glicério.

O ato foi pacífico e acompanhado por cerca de 45 policiais militares e por agentes de trânsito que bloquearam ruas e avenidas para a passeata. Alguns comerciantes se assustaram com o protesto e abaixaram às pressas as portas.

No local os ativistas entregaram ao vereador Marcos Bernardelli (PSDB) uma carta de reivindicações endereçada ao seu partido e ao deputado Carlos Sampaio, líder tucano na Câmara dos Deputados e membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Nela, os ativistas pediram, entre outras medidas, o arquivamento do projeto e a saída do pastor Marcos Feliciano da presidência da comissão.

A carta foi endereçada ao partido, pois o autor do projeto é o deputado federal pastor João Campos (PSDB-GO). Eles pedem também a substituição do deputado por outro membro do partido na Comissão de Direitos Humanos. Os manifestantes deram um prazo de 48 horas para que o partido dê uma resposta e marcaram uma nova manifestação no próximo domingo, durante a parada do orgulho gay que acontecerá na cidade.

“Não estamos contra apenas o Feliciano, mas queremos saber da posição do partido”, afirmou Rodrigo Rosa, um dos organizadores da manifestação. “Estamos participando dos atos de modo em geral, e hoje, decidimos fazer um isolado pelos nossos direitos. Isso mostra que estamos de olho no que eles estão fazendo. Eu sou gay, minha família sabe e me aceita, eu não sou doente. Não preciso de tratamento, mas sim de respeito”, afirmou Renata Farias, que também organizou a passeata. Com faixas, cartazes e músicas, o alvo principal dos ativistas foi o deputado Marcos Feliciano.

O vereador Marcos Bernadelli (foto), que recebeu os manifestantes nas escadarias do Palácio da Justiça, tentou conversar com os manifestantes por meio de um megafone, porém por diversas vezes foi interrompido por um grupo mais exaltado. Os manifestantes chegaram a virar de costas enquanto o vereador falava. “O partido já está se movimentando quanto a essa pauta e a intenção é que esse projeto seja arquivado. Amanhã (sexta, 28) entrego as solicitações para o deputado Carlos Sampaio.”

Após a entrega os manifestantes fizeram um “beijaço”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por