Manifestantes voltaram ao Palácio Rio Branco para cobrar melhorias
O movimento do Protestaço voltou a protestar em frente ao Palácio Rio Branco no início da noite desta terça-feira (5), em Ribeirão Preto. Manifestantes usaram cartazes, placas, máscaras e um megafone para pedir a saída da prefeita Dárcy Vera (PSD) – criticada principalmente pelos aumentos nos valores do IPTU e da passagem do ônibus.
Cerca de 50 pessoas estiveram no local. Após alguns minutos de protesto, os secretários da Casa Civil, Layr Luchesi Junior, e de Governo, Jamil Albuquerque, convidaram alguns representantes do movimento para uma conversa no salão nobre. No encontro, Marcus Vinícius de Carvalho (presidente da Associação de Moradores da Lagoinha e do DEM), André Rodini (mediador do grupo Por Uma Ribeirão Melhor) e Jorge Sanchez (presidente da Amarribo) integraram um documento pedindo uma audiência pública com a prefeita.
“Nós queremos uma audiência para exigir transparência nos atos e nas medidas da Prefeitura. Com transparência, há controle dos gastos públicos, mas sem, não há”, afirmou Carvalho. “Queremos que a Prefeitura crie o Conselho de Transparência e Participação Social e efetive o Conselho Municipal de Segurança”, completou Sanchez.
Os secretários receberam o documento, onde também havia questionamentos a respostas da Administração enviadas anteriormente sobre medidas, e disseram que vão discutir com a prefeita a possibilidade da audiência. “A Prefeitura já deu andamento à criação do Conselho de Transparência e está trabalhando para efetivar o Conselho de Segurança, que é fundamental”, disse Luchesi.
No momento da manifestação e do encontro, Dárcy Vera não estava no Paço.