EDUCAÇÃO

Projeto Guri ganha mais uma unidade em Campinas

Programa gratuito de formação musical passa a funcionar no Cras Nelson Mandela, no DIC 5

Bruno Bacchetti
29/09/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 01:51
Jovens do Projeto Guri se apresentaram ontem, durante o lançamento da nova unidade no Centro de Referência e Assistência Social Nelson Mandela (César Rodrigues/AAN)

Jovens do Projeto Guri se apresentaram ontem, durante o lançamento da nova unidade no Centro de Referência e Assistência Social Nelson Mandela (César Rodrigues/AAN)

A Prefeitura de Campinas inaugurou mais uma unidade do Projeto Guri, programa gratuito de formação musical do Governo do Estado de São Paulo. Destinado a 93 crianças de 6 a 18 anos, as aulas de viola caipira, violão e percussão serão ministradas no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Nelson Mandela, no DIC 5. O projeto já conta com quatro polos em Campinas, sendo três em unidades da Fundação Casa (San Martim, Jardim São Vicente e Jardim Aeroporto) e um na Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHDA) — Guardinha —, que atendem cerca de 200 crianças.De acordo com a diretora-executiva do Projeto Guri, Alessandra Costa, os pais e alunos interessados em participar do programa podem fazer as inscrições a partir de segunda-feira. As aulas serão ministradas às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, e tem início previsto para a segunda quinzena de outubro.“O único pré-requisito para participar do projeto é estar regularmente matriculado na escola, não necessariamente na região onde o programa é oferecido”, disse Alessandra.Os interessados devem comparecer ao local acompanhados pelos pais ou responsáveis, levando RG ou certidão de nascimento, comprovante de matrícula escolar ou declaração de frequência escolar referente ao segundo semestre. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos.O polo do Projeto Guri no DIC 5 marca a retomada da Prefeitura à frente do projeto. Presente na cidade desde 2005, o programa foi oferecido na Estação Cultura a partir de 2008 e mudou de local no ano passado por falta de espaço e estrutura adequados. Depois de um curto período de inatividade, as aulas passaram a ser ministradas na sede da Guardinha, no Parque Itália.O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira (PSDB) afirmou que a intenção da Prefeitura é abrir outros polos do projeto em bairros da região periférica da cidade. “Este é um projeto que deu muito certo no Estado de São Paulo e a intenção é ampliar para todas as regiões da cidade, apesar de não ser uma coisa simples. Conseguimos com muito esforço fazer este nascer”, afirmou.Magalhães Teixeira ressaltou também a importância da música na formação intelectual das crianças, auxiliando na absorção de novos aprendizados e no desenvolvimento dos jovens alunos. “A importância da música para as crianças é enorme, porque a cultura é a porta de entrada para aflorar outros conhecimentos. Senti na pele o quanto a música me fez bem”, completou o vice-prefeito, músico por formação. Projeto GuriCriado em 1995, o Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. São oferecidos cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado. Os municípios paulistas interessados disponibilizam um local para as aulas e o Estado paga os professores e os instrumentos musicais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por