PIRACICABA

Projeto em escola desperta o interesse pela leitura

Voltado às crianças de zero a cinco anos, professoras se fantasiam para ler histórias

Adriana Ferezim
09/09/2013 às 15:54.
Atualizado em 25/04/2022 às 02:57
Maria Clara, Ana Laura e Raíssa ainda não sabem ler, mas aprenderam a gostar de livros (Del Rodrigues)

Maria Clara, Ana Laura e Raíssa ainda não sabem ler, mas aprenderam a gostar de livros (Del Rodrigues)

Uma estante com livros, uma cortina repleta de fantoches e professoras dedicadas e empenhadas em ingressar no universo lúdico são os ingredientes de uma receita que resulta no amor à leitura, mesmo para alunos que ainda não sabem ler, mas gostam de histórias, de fantasias, de teatro e dos livros. Esse cenário está na Escola Municipal de Educação Infantil Bruna Ferreira da Silva, em Piracicaba, onde está sendo desenvolvido, desde o início do ano, o projeto Despertar para a Leitura. Segundo a diretora Elaine Correa, a cada bimestre um gênero literário está sendo apresentado às crianças. O primeiro foi os contos de fadas. O segundo, as histórias em quadrinhos. Neste bimestre as crianças estão aprendendo sobre as fábulas, depois virão as lendas e os poemas e poesias. Em cada fase do projeto as professoras buscam inovar para incentivar os alunos a gostarem cada vez mais dos livros. “Nosso objetivo não é a alfabetização, mas incentivar desde cedo o contato com os livros, para que eles cresçam bons leitores”, observa Elaine. As crianças estão conhecendo novas histórias. “Eu gostei muito da Cigarra e da Formiga. Nós fizemos um teatro, foi legal”, contaram Raíssa Gabriel dos Santos, 6 e Ana Laura Mendonça, 6.Para Maria Clara Garbin, 4, o livro que mais gosta é João e o pé de Feijão. “Minha mãe coloca os óculos e lê para mim”, disse. No entanto, as estudantes elegeram como a melhor parte do projeto, as Aventuras da Turma da Mônica, o teatro apresentado pelas professoras Cida Andreoni (Cascão), Andrea Martinatti Souza (Cebolinha), Giovana Oriani (Mônica) e Fernanda Marquezin (Magali). “Foi uma ideia que tivemos para envolver mais os alunos, Nós mesmas confeccionamos as roupas e as máscaras”, disseram Cida e Andrea. As professoras foram surpreendidas pelos 150 alunos que participaram da iniciativa. “As crianças acreditaram mesmo que foi a Turma da Mônica que veio aqui. Por causa disso, vamos fazer nova apresentação em outubro, em comemoração ao Dia das Crianças”, contaram.No dia do espetáculo, que foi apresentado em julho, Maria Clara queria saber sobre o coelhinho da Mônica e conversar com ela. Participação A dedicação das professoras mostra o envolvimento com a faixa etária. “Nós, que trabalhamos na Educação Infantil, temos de vestir a camisa e fazer um pouco de tudo. Histórias e músicas não podem faltar”, afirmou a diretora. A iniciativa da escola torna o período em que as crianças ficam na creche mais agradável. Promove maior integração entre as crianças e reduz também ocorrências de indisciplina.A participação dos pais também tem sido importante para o sucesso da proposta. “Quando iniciamos os quadrinhos, foi uma surpresa descobrir que todos os alunos conheciam os personagens e eles trouxeram os gibis de casa”, disse Andrea. Para a secretária de Educação Angela Corrêa, a leitura é um processo de contínuo aprendizado e, desde cedo, é preciso incluir a criança no contexto literário para que, de maneira prazerosa, venha adquirir intimidade com o texto. “Quando a criança tem contato com bons modelos literários a expressão corporal, a criatividade e o gosto pela leitura são desenvolvidos”.

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