Cineclube Metrocamp será inaugurado com a exibição de 'Transeunte'
O cineasta Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha (Divulgação)
O cineasta Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, é o convidado especial para a sessão de abertura do Cineclube Metrocamp, projeto que tem por finalidade apresentar a atual produção cinematográfica nacional e internacional, exibindo filmes que gerem debates e reflexões. Na abertura, será apresentado o longa 'Transeunte', primeiro filme de ficção do cineasta, que já realizou, entre outros, os documentários 'Rocha que Voa', baseado em entrevistas de seu pai que ele encontrou nos arquivos do Instituto Cubano Del Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC) e Intervalo Clandestino, que registra a presença da campanha presidencial de 2002 na TV e nas ruas do Rio de Janeiro.
Após a exibição, haverá debate com o diretor e o ator principal do longa, Fernando Bezerra. A professora Maria José de Oliveira, coordenadora dos cursos de Comunicação (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Audiovisual), explica que o cineclube faz parte do programa extensivo dos cursos. “O objetivo é difundir conhecimento e cultura por meio de um espaço selecionado para debates, cursos, palestras e outras ações que estimulem a produção artística e cultural”, afirma. Segundo ela, nas discussões com os alunos, percebeu-se a necessidade de criar o programa de extensão, não apenas para os estudantes mas aberto à comunidade. “A ideia é fazer uma aproximação da comunidade acadêmica com a população e traçar esse paralelo entre a teoria e a prática”, explica, citando que a proposta é apresentar filmes alternativos, novos diretores e cinema de vanguarda, que têm pouco espaço nas salas comerciais.
'Transeunte' conta a história de Expedido, um aposentado de 65 anos que perdeu os laços com a vida. Sem mulher ou filhos, ele anda pelas ruas do Rio de Janeiro acompanhando o que acontece nos bares e ruas e ouvindo seu rádio de pilha. O aposentado há tempos abandonou o papel de protagonista de sua história, tornando-se um figurante que testemunha os conflitos alheios por meio das conversas que escuta pelas ruas. O longa traz ainda a figura do profeta, por meio da qual o cineasta faz sua homenagem pessoal aos diretores do Cinema Novo, grupo do qual seu pai foi um dos expoentes.
Lançado em 2010, 'Transeunte' foi o destaque do Festival de Brasília, em que conquistou os prêmios da crítica, de melhor ator, para Bezerra; e de melhor som. Também ganhou o prêmio do público no Festival Latino-Americano e de melhor filme pelo júri de estudantes no Festival de Gramado, ambos em 2011. O cineclube terá sessões mensais de cinema, com a proposta de futuramente passar a semanais.
Serviço
Cineclube Metrocamp - Exibição do filme 'Transeunte'
Nesta terça-feira (19), às 19h
Na Metrocamp (Rua dr. Sales de Oliveira, 1.661, prédio 2, 3o andar - Vila Industrial) - Campinas. Telefone: (11) 4501-2704
De graça