Evento que convida comensais a saborear refeições assinadas por chefs renomados em locações paradisíacas chega à região
Sentar-se à mesa no meio do campo, provar pratos elaborados por chefs renomados junto a outros comensais e, de quebra, reconhecer e valorizar a cadeia produtiva regional. São esses, em síntese, os objetivos do Gastronômade Brasil, evento inspirado no itinerante e internacional Outstanding in the Field, criado nos Estados Unidos em 1999.
Já ouviu falar? Pois a segunda edição nacional teve início no primeiro sábado deste mês, com almoço coordenado pela carioca Roberta Sudbrack em Mangaratiba (RJ). Depois de etapas em Brasília (dia 9), Minas Gerais (10), Santa Catarina (16), Rio Grande do Sul (17) e Paraná (23), será a vez do Estado de São Paulo.
O almoço ocorre no próximo domingo (24), às 13h, no Haras Larissa, em Monte Mor. No comando da brigada estará a chef Viviane Gonçalves (foto), expoente da nova geração de
cozinheiros e que passou por Campinas em 2012, como convidada do Galleria Gourmet, no
Galleria Shopping.
Ela, que viveu longa temporada na China e, no retorno ao Brasil, abriu seu próprio restaurante em São Paulo (Chef Vivi), guarda mistérios sobre o menu. Detalhe: a cada encontro 120 lugares são disponibilizados, no máximo. Segundo a organização, metade dos ingressos para o encontro paulista, vendidos em três lotes, se esgotou já na primeira semana do mês. O último lote segue à venda a R$ 265 até sábado no site www.gastronomadebrasil.com.br.
A intenção dos organizadores é reconectar as pessoas com a terra e as origens dos alimentos por meio do contato direto com agricultores e produtores locais. “É um jeito de fugir da obviedade das quatro paredes. Torna-se, portanto, uma experiência gastro-cultural e também uma maneira de valorizar produtos nacionais”, resume a idealizadora do projeto no Brasil, Renata Rouge.
Ano passado, quando a proposta nasceu aqui, a ideia era que as refeições fossem elaboradas com ingredientes plantados a 30 quilômetros de distância, no máximo. As dimensões continentais do Brasil, porém, determinaram que o raio fosse ampliado. Nesta edição, por exemplo, a harmonização dos menus caberá às vinícolas Villaggio Grando (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo), Casa Pisani (Santa Catarina e Paraná) e Cave Geisse (Rio Grande do Sul e Distrito Federal).
Como funciona?
Logo que chegam à locação, os participantes são recebidos com um coquetel e convidados a um tour com enfoque histórico ou empírico. No caso do Haras Larissa, que sediou partida beneficente de polo disputada pelo príncipe britânico Harry em 2012, foram levados em conta a beleza do local (ele fica na Fazenda Santo Antônio), a criação de cavalos e gado leiteiro e a produção de insumos.
Feito o passeio, agricultores e produtores ladeiam-se aos comensais à mesa. E aí é hora de trocar informações numa espécie de aula informal. Em Monte Mor, boa parte da prosa será com os irmãos e sócios da Calusne Farms Sérgio Ricardo e Sílvia Donófrio. Sediada em Valinhos, a marca produz figos, aspargos, ervas frescas e flores comestíveis.
Mais encontros
Segundo a organização do Gastronômade, em setembro haverá nova etapa em São Paulo e em outros estados que ainda não foram definidos. Não é de praxe repetir locações, mas pode ser que a região de Campinas, por distar 100 quilômetros da Capital, leve vantagem.
Ano passado, foram realizadas mais de 80 edições do Oustanding in the Field e cerca de 10 mil pessoas foram servidas na América do Norte. No Gastronômade, a meta dos organizadores é encerrar 2013 com 15 encontros.
Jantares nada convencionais
A idealizadora Renata Rouge acredita que não haja evento similar ao Gastronômade no Brasil. Não a céu aberto e com esse viés sustentável. “Porém, vejo com entusiasmo projetos como o Fechado para Jantar, do chef Raphael Desperite, o internacional Dinner in the Sky e outros na linha pop-up dinner, pois isso movimenta a cena gastronômica e confere mais opções aos apreciadores”, pontua.
Desperite, à frente do restaurante Marcel, elege endereços inusitados de Sampa para servir seu menu degustação harmonizado (www.fechadoparajantar.com.br). O último encontro foi realizado no Centro Internacional de Teatro Ecum. Já o Dinner in the Sky (www.dinnerinthesky.com.br), nascido na Bélgica em 1999, propõe a 22 participantes que degustem a refeição acomodados em poltronas de avião giratórias, numa plataforma suspensa por cabos de aço e a pelo menos 40 metros de altura. Rodrigo Oliveira, Emmanuel Bassoleil e Flávia Quaresma foram alguns dos chefs que já prepararam suas receitas “nos céus”.
Outra iniciativa recente? Pop Up Restaurante (newdining.com.br), dos cozinheiros Checho Gonzales (da feira O Mercado), Henrique Fogaça (do restaurante Sal Gastronomia) e do produtor de eventos Alex Tessitore (do Dinner in the Sky).
SAIBA MAIS
O que: Gastronômade – etapa São Paulo
Quando: dia 24 de março, às 13h
Onde: Haras Larissa (Rod. Sumaré-Monte Mor, Km 9), Monte Mor
Quem cozinha: Viviane Gonçalves
Quanto: o menu harmonizado sai por R$ 265 para aquisições até o dia 23
Reservas e informações: www.gastronomadebrasil.com