Salário de quem tinha faculdade era mais de 3 vezes o dos demais trabalhadores em 2011
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os salários dos profissionais que possuem ensino superior foram, em média, 219% maior em comparação aos que não contam com formação.
Com base nos valores de 2011, o instituto afirmou que o salário médio de alguém que fez faculdade foi de 4135,06 reais, enquanto os trabalhadores sem nível superior ganharam 1294,70 reais, ou seja, número cerca de três vezes maior.
O IBGE também afirmou que o número de trabalhadores diplomados em 2011 foi superior a 2010, mas a porcentagem ainda é pequena: apenas 17,1% da população assalariada brasileira conta com algum tipo de formação universitária.
Na comparação entre homens e mulheres, o levantamento constatou que, entre 2010 e 2011, o aumento do número de mulheres ocupadas foi superior ao de homens: 5,7% e 4,7%, respectivamente. Mas os homens ainda são maioria entre os trabalhadores: 57,7%. No quesito remuneração, os homens continuam ganhando mais, com salários 25,7%, em média, maiores que o das mulheres.
Veja também
Fluência em inglês ainda é barreira para muitos profissionais Mais de 80% das entrevistas em língua estrangeira são feitas em inglês Olimpíada Brasileira da Matemática é antecipada por causa do Enem As datas das provas foram remarcadas para os dias 19 e 20 de outubro Forbes evidencia importância das universidades brasileiras Publicação chama a atenção para a USP e cita outras instituições Expectativa de maiores salários diminui entre profissionais com MBA Pesquisa global aponta profissionais com ideias mais conservadoras sobre esse assunto