Luís Manuel Ribeiro Saraiva viaja uma vez por ano a Campinas a fim de assistir aos jogos da Ponte ao vivo
Há paixões que ninguém sabe ao certo como começaram e nem por que existem. A do professor de matemática da Universidade de Lisboa, Luís Manuel Ribeiro Saraiva, pela Ponte Preta é um destes casos inexplicáveis. No domingo (10/03), ele terá mais uma oportunidade de encontrar com a sua “querida”. Luís acompanhará o confronto com o São Caetano no Majestoso. "Seria impensável estar em Campinas e não ir ao jogo da Ponte" , comentou.
O português ouviu falar da Macaca pela primeira vez em 1990, por intermédio de um colega de profissão brasileiro, o professor da Unesp, Sérgio Nobre, quando se conheceram num encontro em Lisboa. Dali pra frente, passou a se interessar pela alvinegra. Quatro anos depois, acompanhou uma partida no Estádio Moisés Lucarelli e desde então a paixão só cresce.
"Daquele primeiro jogo no estádio me lembro muito da torcida fiel. Eu e o Sérgio conversamos muito sobre o time, fiz mais amigos pontepretanos em Campinas e virei um torcedor da Ponte Preta", explicou o professor de 61 anos que mora em Lisboa. Amante de futebol, ele afirma sem receio que tem três clubes do coração: Sporting, em Portugal, Arsenal, na Inglaterra, e Ponte Preta, no Brasil.
Religiosamente, Luís Saraiva vem ao Brasil todos os anos para rever os amigos que tem por aqui, mas escolhe as datas a dedo. "Escolho períodos em que possa assistir aos jogos da Ponte Preta. E desta vez não será diferente. Tem o jogo do São Caetano, depois do Atlético de Sorocaba e ainda vejo o contra o Botafogo", contou.
Na noite de sexta-feira (08/03), ele recebeu um presente e tanto dos amigos campineiros. Ganhou uma camisa da Macaca autografada pelo atual elenco. É a sexta de sua coleção, que ainda contempla a coleção de livros da história do clube. Outro pontepretano, Dagoberto Rizzo, não mediu esforços para a surpresa. "Ele é um pontepretano fanático que, mesmo com a distância, torce demais pelo time. Queríamos dar este presente a ele por levar a Ponte mundo afora", disse.
Mas o professor de matemática de Lisboa também trouxe uma lembrança. Além de doces típicos portugueses, deu aos colegas um DVD com todos os jogos da Ponte Preta no Brasileirão 2012.
Luís Saraiva acompanha os jogos da Ponte Preta ao vivo pela internet e, sempre logo após as partidas, comenta com os amigos no Brasil via telefone ou e-mails sobre o desempenho. Enfim, sabe tudo que acontece com a equipe. Por lugares que visita, registra uma foto com a camisa da Macaca. Já entrou até para a galeria do site oficial do clube na seção pontepretanos pelo mundo.