ECONOMIA

Produtos de Páscoa sobem mais que a inflação em Ribeirão

Pesquisa da Acirp mostra aumento médio de 9,46% em ovos de chocolate e bacalhau

Luís Fernando Manzoli
22/03/2013 às 15:16.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:29

O consumidor de Ribeirão Preto precisa ficar atento. Tradicionais produtos desta época do ano, ovos de chocolate e o bacalhau estão em média 9,46% mais caros que o ano passado, segundo pesquisa feita pela Fundace a pedido da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).

O índice está acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 6,3%. A pesquisa da Acirp dividiu os produtos em três grupos: bacalhau (aumento de 6,6%), ovos sem brinde (7,6%) e ovos com brinde (14,3%). “Neste caso, a surpresa para o consumidor não foi muito boa”, ironizou Fred Guimarães, economista da Acirp.

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Segundo ele, o que explica o aumento acima da inflação é o fato do País ter sua economia calcada no consumo, além de uma infraestrutura de “apoio” muito cara. “A logística hoje do nosso varejo tem um custo alto”, disse.

Para Guimarães, também há uma certa valorização dos produtos de Páscoa, causada pelo maior poder de compra de classes sociais mais baixas. “Se eu sou comerciante, coloco um ovo a 20, e vendo, porque vou baixar?”, ilustra o economista.

NINGUÉM AGUENTA

A pesquisa também mostrou quanto o consumidor ribeirão-pretano está disposto a gastar nesta Páscoa. Segundo o levantamento, a média de gasto per capita é de R$ 57,16, com um total de R$ 25,1 milhões. “Para mim, é um resultado modesto, que poderia ser melhor”, disse Fred Guimarães.

O economista acredita que pó excesso de impostos – com o aumento do IPTU, principalmente – onerou demais o consumidor, que está “sufocado”. “Temos que levar em conta que a Páscoa é um feriado religioso, que ‘atrai’ mais gente que o Dia dos Namorados, por exemplo. Por isso o resultado poderia ser melhor.”

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