Estudo aponta que conversas paralelas (presenciais) atrapalham mais que o Facebook, por exemplo
Redes sociais são vilãs ou mocinhas quando o assunto é produtividade? Para muitas empresas elas atrapalham o rendimento dos funcionários. Mas, uma recente pesquisa realizada por Joe Nandhakumar, professor de sistemas da informação na Warwick Business School, no Reino Unido, contraria o que dizem muitos chefes na hora de banir o acesso no escritório a Facebook,Twitter, LinkedIn e outras ferramentas, como o Skype.
É que, de acordo com ele, o uso das redes sociais acelera o cumprimento de metas e o tempo de resposta de funcionários a clientes. Isso porque, essas ferramentas tornam possível que profissionais trabalhem e colaborem com seus colegas mesmo quando estão fora do escritório. É o que ele chama de teoria do co-presença virtual.
Ou seja, em tempos de home office e jornadas flexíveis, as redes sociais podem ser os meios de comunicação certos para unir funcionários.
“As redes ajudam os profissionais a realizarem muito mais”, defendeu o autor do estudo, em comunicado divulgado à imprensa.
Veja também
Dicas para quem quer conseguir um emprego mais rápido Não é preciso passar 8 horas por dia navegando na rede em busca de oportunidades Atitudes que podem 'matar' a sua criatividade Em um mercado em que a competitividade é acirrada, todo cuidado é pouco Atitudes que devem ser evitadas no trabalho em equipe Cometer alguns erros éticos pode prejudicar sua imagem e também todo o desempenho do grupo Professores 'analógicos' e alunos 'digitais' Cada dia mais os professores devem se adequar a nova realidade de ensino para que não fiquem defasados diante dos alunos