Claudia Matarazzo

Procura-se Cerimonialistas

17/10/2012 às 17:45.
Atualizado em 26/04/2022 às 20:21

Nos últimos anos as festas se transformaram em eventos: qualquer comemoração, seja batizado, formatura, assinatura de contrato, concurso de beleza ou inauguração de fábrica tornou-se um evento. Quando não um megaevento. Com isso, palavras como cerimonial e cerimonialista começaram a ser mais difundidas (até mesmo na novela das nove da 'Globo' quando a personagem surtada, interpretada por Cristiane Torloni, resolveu que era isso que faria na vida para se livrar do tédio).

Achei uma enorme injustiça, além de uma grande distorção de conceito. Cerimonialista não é promotor ou organizador de festas, como muitos acreditam. É um profissional que, antes de tomar frente de qualquer cerimônia, já atua em seu planejamento, concepção, formatação e execução há meses.

É alguém com conhecimento profundo de protocolo, inclusive o internacional, e que deve ter a habilidade de antecipar eventuais problemas em um evento, sem que para isso precise criar outros. Basta ter na manga um plano B e até mesmo um C, sempre.

O cerimonialista convive muito perto com autoridades e deve estar e se manter sempre invisível. Perceptível apenas aos olhos de seu principal interlocutor VIP – que deve ser capaz de acioná-lo a um simples olhar.

Ele faz com que qualquer evento acorra de forma fluída e eficiente, valorizando o que pode ser enaltecido e neutralizando qualquer contratempo. Quando estes acontecem, embora nem sempre sejam decorrentes de alguma falha sua, será responsabilizado.

Bastidores são o ambiente natural desse especialista. Algumas vezes, ele transita nos bastidores do poder, embora o ambiente possa variar também para o universo artístico e esportivo.

Sou jornalista e não posso dizer que minha passagem e aprendizado à frente do Cerimonial do Governo de um Estado com a importância de São Paulo tenha sido suave. As autoridades com quem convivemos – e às vezes muito de perto – têm o poder de operar mudanças significativas na vida das pessoas e das nações.

Cabe ao cerimonialista projetar a imagem dessas autoridades – ou de quem quer que seja que presida os eventos – da maneira mais positiva e eficiente possível. Isso é importante em um mundo onde a comunicação se faz de forma cada vez mais midiática. Detalhes deixam de ser detalhes e podem ser amplificados de forma a distorcer toda a uma situação de maneira irreversível.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por