Trecho inicial do projeto, de Ribeirão Preto até Paulínia, será entregue com atraso de dois meses
O trecho inicial do primeiro duto do mundo para o transporte exclusivamente de etanol entrará em operação em meados de maio, dois meses após a previsão inicial. Segundo a Logum Logística, o trecho de 215 quilômetros entre Ribeirão Preto e Paulínia, que demandou R$ 1 bilhão em investimentos, será inaugurado oficialmente na última semana de maio e a data ainda depende da agenda de governadores e da presidente Dilma Rousseff.
Até o início da operação do trecho paulista, a Logum irá preencher o etanolduto com 160 milhões de litros álcool, processo necessário para começar o escoamento do combustível entre as duas cidades. O escoamento de etanol deverá atingir 2 bilhões de litros de álcool por ano e o combustível poderá chegar ao Rio de Janeiro, após sair da região produtora de Ribeirão Preto e passar pelo polo de distribuição de Paulínia. A operação seria feita por meio da conexão do etanolduto a um poliduto da PetrobrAs.
O projeto da Logum - que tem como sócios a gigantes Raízen, Copersucar, Petrobras e Odebrecht/ETH, cada uma com 20%, além da Uniduto e da Camargo Corrêa, com 10% cada - prevê 1,3 mil quilômetros de etanolduto nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, a um custo de R$ 7 bilhões. O projeto deve estar pronto até 2016 e o segundo trecho, entre Ribeirão Preto e Uberaba (MG), terá início da obra ainda no primeiro semestre.