TRAIL LIGHT

Primeiras impressões da CB 500X que chega neste mês a partir de R$ 23,5 mil

Crossover completa família de entrada na alta cilindrada da Honda ao lado da naked e esportiva

Johnny Inselsperger
18/05/2014 às 05:00.
Atualizado em 27/04/2022 às 00:08

Após experimentar as três integrantes da recém-lançada família da Honda CB 500, naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a que ainda chega nas concessionárias até o fim deste mês, a CB 500X, aposto minhas fichas que deverá ser a mais desejada será o modelo crossover, principalmente pela versatilidade e conforto maiores em relação aos outros integrantes da família. Com uma cara de trail ‘light’, a CB 500X tem um encaixe para o piloto que permite agilidade no trânsito e muitos quilômetros de estrada antes do corpo começar a reclamar. Durante a avaliação tive a oportunidade de pilotar a esportiva CBR 500R em uma mesmo trecho de estrada que fiz com a CB 500X. Os dois foram percorridos na mesma faixa de velocidade em um trecho com muitas curvas, inclusive de sentidos contrários e a ciclística da CB 500X facilitou a realização das manobras com menor esforço, mais fluída. Lógico que numa disputa em pista, a esportiva levaria vantagem aerodinâmica, já que dividem o mesmo motor, mas para o uso da maioria dos motociclistas, a crossover deverá agradar mais, por ser mais divertida na hora de deitar e ainda permitir um conforto maior para quem viaja com garupa. Todos os modelos foram desenvolvidos dentro de um conceito global para atender vários países e a proposta do modelo ‘X’ é para um público que gosta de aventuras. Visual atraente, com facilidade para pilotar com prazer. Mais da metade dos componentes das três irmãs são compartilhados, inclusive as partes mais importantes como motor, chassi, rodas, pneus. E ai começam as diferenças da CB 500X em relação a F e R. A suspensão tem maior capacidade de absorver os impactos, principalmente na hora de rodar fora do asfalto. A proposta aventureira faz a crossover ter um curso 20mm maior e com isso a mesa também é elevada permitindo uma posição mais confortável do tronco mais ereto, braços em posição que quase não cansa e as pernas menos flexionadas e com isso tudo ganha um ângulo a mais de caster, com 26,5 graus na X. A distância entreeixos tem 10mm a mais na crossover e a altura do assento um pouco maior. O resultado é uma moto confortável, ágil, com visual moderno que pode ser usada no dia a dia e para viagens no final de semana, inclusive acompanhado. O motor de 471 cm³, dois cilindros, com refrigeração líquida que rende satisfatórios 50,4 cv a 8.500rpm e torque máximo 4,55 kgf.m a 7.000. Na cidade tem um funcionamento suave, com força em baixas e médias rotações e na estrada tem rápidas retomadas de velocidade, que ajuda muito nas ultrapassagens. Fora da estrada, não imagino sendo colocada em uma trilha, mas no trecho de terra batida e um pouco de cascalho, com boas subidas e descidas, a CB 500X foi tranquila e tem os atributos para superar sem muito esforço. A CB 500X tem preço sugerido pela Honda de R$ 23.500 para a versão standart e R$ 25 mil com o sistema ABS, que evita o travamento das rodas

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