Corredor Noroeste em Campinas, que será ampliado até Santa Bárbara ( Dominique Torquato/AAN)
O governo do Estado publicou no Diário Oficial o edital de licitação para a extensão do Corredor Noroeste entre Sumaré, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) conseguiu, na sexta-feira (16), a licença ambiental prévia, que atesta a viabilidade de 23,7 quilômetros de corredores. As obras, no novo cronograma, estão previstas para começar em outubro e terminar em setembro 2014, um atraso de dez anos em relação ao plano original. Contestação de editais e contingenciamentos orçamentários levaram a sucessivos adiamentos das obras. A abertura das propostas comerciais está marcada para o dia 20 de setembro. Enquanto faz a licitação, a EMTU tenta agora obter a licença ambiental de instalação junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), para poder iniciar a obra. A empresa protocolou o Plano de Prospecção Arqueológica no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e formulará, ainda em agosto, o Plano Básico Ambiental exigidos pela agência ambiental. Pelo Corredor Noroeste passarão 35 mil passageiros por dia, e as obras exigirão investimentos de R$ 110 milhões. Além do corredor de ônibus, o projeto inclui Terminal de Santa Bárbara d’Oeste, o novo Terminal de Americana, a reforma do Terminal de Nova Odessa e quatro Estações de Transferência (São Paulo e Ribeirão dos Toledos, em Santa Bárbara d’Oeste; Estação de Transferência Amizade, na Divisa Americana/Santa Bárbara; e Estação de Transferência Nova Odessa). Haverá também uma transposição do Ribeirão dos Toledos e do Córrego Mollon, em Santa Bárbara d’Oeste. O trecho ampliado sai de Sumaré e passa por Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara. Entre Sumaré e Nova Odessa haverá uma adequação do sistema viário, com o traçado definido pelo município. O terminal rodoviário de Nova Odessa também passará por reforma e adequação. De Nova Odessa para Americana há um gargalo muito sério que é a transposição da Rodovia Luiz de Queiroz. O projeto prevê alargar esse túnel, implantando mais faixas para automóveis e mais duas faixas em cada sentido para os ônibus. Vai ganhar o automóvel, mas o transporte coletivo vai ganhar uma faixa exclusiva para ele no túnel. Plano O Corredor Noroeste faz parte de um total de 158,2km do plano de expansão de passageiros dos quais 60km estarão prontos ate dezembro de 2014 e BRTs incluídos no Plano de Expansão de Corredores de Transporte de Passageiros nas regiões metropolitanas do Estado, onde os sistemas intermunicipais são gerenciados pela EMTU. Esses corredores estão em obras ou em processo de contratação. Além deles, faz parte da relação o Corredor Guarulhos - São Paulo, já em seu segundo trecho (Cecap-Vila Galvão). Na Baixada Santista, as obras do primeior trecho do VLT (Barreiros, em São Vicente, até Av. Conselheiro Nébias, em Santos) foram iniciadas em maio.