SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Prefeitura une secretarias no combate a dengue

Cerca de 1700 trabalhadores da SSM passarão por um treinamento especial para que possam ajudar

Jussi Ramos
22/02/2013 às 11:12.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:37
A força-tarefa contará com a ajuda das secretarias de Serviços Municipais (SSM) e Saúde (Divulgação)

A força-tarefa contará com a ajuda das secretarias de Serviços Municipais (SSM) e Saúde (Divulgação)

A Prefeitura de São José dos Campos ampliou o combate à dengue com a parceria entre as secretarias de Serviços Municipais (SSM) e a Secretaria de Saúde. Cerca de 1700 trabalhadores da SSM passarão por um treinamento especial para que possam ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença.

A parceria das duas secretarias tem o objetivo de acabar com os criadouros do Aedes aegypti nas áreas públicas. Nesta terça-feira (26), os primeiros multiplicadores da SSM começarão a ser treinados por técnicos da Secretaria de Saúde.

A idéia é que, a partir daí, os servidores da SSM, que estão todos os dias nas ruas e em todas as regiões para executar serviços de limpeza e manutenção na cidade, passem a ajudar no trabalho de combate à dengue, reconhecendo e removendo possíveis criadouros do mosquito.

“Temos um grande número de trabalhadores nas ruas. Após o treinamento, eles terão um olhar atento aos possíveis criadouros do mosquito da dengue. Eles não entrarão nas casas, mas ajudarão a identificar e acabar com os focos do mosquito durante os trabalhos nas áreas públicas”, explicou o secretário da SSM, Antonio Carlos Nadolny.

Para a médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Cardoso, esta parceria é muito importante, já que neste ano foram registrados 62 casos da doença, entre autóctones e importados. Um número alto se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 35 casos, até fevereiro.

“O mês de fevereiro ainda nem terminou e esse número quase dobrou. Por isso, esse reforço com o pessoal da SSM é muito bem-vindo. Mas é preciso deixar claro que a guerra contra a dengue não é só dos agentes e dos funcionários da SSM, mas de todos nós”, disse Tereza Cardoso.

Esse trabalho complementa a ação dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que orientam os moradores nas atividades de controle do mosquito no interior dos imóveis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por