Nova pesquisa tentará explicar insatisfação de usuários do serviço de transporte público
A pesquisa começa amanhã nos pontos e dentro dos ônibus com os usuários que antes pegavam o Jardim Independência (309), Sumaré (409), Castelo Branco (336) e o Santa Cruz (346) com destino Hospital das Clínicas, e passaram a usar linhas circulares para chegar ao destino.
A mudança dos destinos é alvo das principais reclamações, assim como o circular Jardim Paulista (109) e o circular Sumaré (209), que também terão os usuários ouvidos durante a sondagem, que termina na sexta-feira. “A grande maioria não está gostando e quero saber do usuário o que piorou. Foi uma falha não ter agradado a maioria”, disse Dárcy ao afirmar que, se for necessário, as linhas serão reintegradas ao novo sistema.
As mudanças começaram no dia 10, com 16 novas linhas de ônibus, alterarações de outras 44 (das 88 linhas disponíveis na cidade), além da criação de duas linhas circulares, que atendem o HC e que serão revistas pelo governo.
Segundo o gerente de Transporte Coletivo da Transerp, Reynaldo Lapate, a maior reclamação do usuário é que, com o novo modelo, em grande parte dos casos é necessário fazer a integração e migração para outro veículo. “Nós tiramos o passageiros da sua zona de conforto e acho isso está gerando insatisfação.” Lapate garante que os benefícios com as linhas circulares são maiores. “Antes os ônibus passava a cada 50 minutos e hoje, nas linhas circulares, passam a cada 12 minutos.”
MULTA
O Procon notificou na última sexta o Consórcio PróUrbano, responsável pelos serviços de transporte coletivo urbano em Ribeirão Preto, por não receber ligações de telefones celulares para informações em seu serviço de teleatendimento. O Consórcio PróUrbano tem dois dias úteis para cumprir o contrato ou poderá ser multado.