SAÚDE

Prefeitura de Jundiaí castra e microchipa 300 animais em mutirão

Além do microchip, é necessário efetuar cadastro em banco de dados

Mariane Montedori
26/02/2013 às 12:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:48

Segundo a prefeitura municipal de Jundiaí, município do interior de São Paulo, cerca de 300 animais do bairro Ivoturucaia, em Jundiaí, foram castrados e microchipados no primeiro mutirão de 2013 de cães e gatos.

A castração é a forma mais adequada no controle da proliferação de animais nas ruas. Além de trazer benefícios aos animais, a cirurgia colabora para evitar que animais sejam abandonados diariamente nas ruas, em portas de clínicas veterinárias, pet shops, ongs de proteção animal.

Em integração com a castração, a microchipagem auxilia na identificação dos animais, já que possibilita a inserção de informações básicas sobre o animal em um microchip implantado nele. Sexo, raça e tamanho são apenas algumas das informações que podem ser inseridas e a leitura é feita através de um scanner manual. Em países europeus, por exemplo, a microchipagem dos animais já é lei.

Segundo o veterinário Roberto Stevenson, o principal beneficio da microchipagem é de localizar o animal com mais rapidez.

" Com o microchip saberemos todos os dados do animal, como sexo, idade e até informações do proprietário (telefone, contato) ".

Em contrapartida, não basta somente inserir o microchip com as informações pertinentes.

" De nada adianta um animal microchipado sem ter seu cadastro devidamente registrado em um banco de dados que possa ser acessado ", afirma o especialista Gustavo Mantôva Mantovani.

Infelizmente, a prática não é obrigatória aos profissionais no mercado. Portanto, recomenda-se ao dono do animal questionar o responsável sobre o devido cadastro no banco de dados, para que ele possa ser facilmente localizado.

Hoje em dia, um dos bancos mais completos do mercado é o Abrachip.

Veja também

SP tem aproximadamente 2 milhões de animais abandonados nas ruas Superpopulação de animais sem-teto deve-se ao fato da falta de castração Ararinhas em risco de extinção são trazidas da Alemanha para o Brasil Objetivo é popular a espécie e eliminar o risco de extinção USP lança campanha contra abandono de animais Convivência é o principal conceito da nova campanha Cachorro atropelado que esperou 4 dias por resgate morre em Campinas Devido a complicações de saúde, o animal faleceu nesta última segunda-feira  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por