Fonte: Portal da Cidade de Hortolândia, edição de Bianca Pissardo, Bichos e Pets
A Prefeitura de Hortolândia concluiu os trabalhos de reforma e ampliação das áreas externa e interna do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A ação promete trazer melhores condições de trabalho aos servidores da unidade e abrigo mais adequado aos animais tratados no local. Para a obra, a Administração Municipal investiu R$ 665 mil. Nesta última quinta-feira, 23, o prefeito Antonio Meira realizou a entrega da obra e visitou a nova estrutura do CCZ.
“Nossos animais têm sido muito bem tratados aqui neste espaço. Por isso, parabenizo os servidores que cuidam bem deste local. Os canis são lavados duas, três vezes por dia. Este é o CCZ mais bem cuidado da região”, afirmou Meira.
O secretário de Saúde – Atenção Básica e Especializada, Lourenço Daniel Zanardi, comentou que com a ampliação do CCZ e construção de um centro cirúrgico na unidade será possível realizar a castração cirúrgica de cerca de 1,5 mil cães por ano.
“A partir daí, nosso próximo passo será chipar os cães”, destacou Zanardi.
Estrutura reformada e adequada para os animais
A reforma realizada no local foi aprovada por grupos de protetores de animais, que constataram que o local é adequado para o tratamento e abrigo de cães, gatos e outras espécies.
Entre as ações envolvidas na reforma está a recuperação das áreas do canil, gatil, curral, garagens, auditório para reuniões, banheiros e cozinha. Também foram instaladas grades em todas as portas e janelas, além de forro na área externa, o que evita a invasão de pombos. Outra ação realizada foi a substituição do transformador de energia elétrica por um de maior potência, prevenindo as quedas de energia. A unidade ganhou, ainda, um almoxarifado e uma sala exclusiva para banho e tosa.
Atualmente, o CCZ abriga cerca de 20 gatos e 70 cães, além de cavalos e papagaios.
Veja também
Ilha japonesa é dominada por coelhos Okunoshima é tomada por coelhos selvagens, mas que já se acostumaram com a presença humana Três são presos acusados de tráfico de animais em PE No local, a Polícia Civil encontrou cerca de 38 aves, além de três armas Rodeio em Campinas será analisado pela Comissão de Constituição e Legalidade Projeto de Lei proposto pelo vereador Vermelho causou revolta e mobilizou protetores da cidade