Encontro será na próxima semana em São Paulo para discutir repasse de verbas aos municípios; ministro da saúde também pode marcar reunião
Os prefeitos das regiões de Franca e Ribeirão Preto devem se reunir com o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para reivindicar aumento nos repasses para o custeio da saúde nos municípios. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também pode atender os 51 prefeitos das duas regiões. O encontro deve ser marcado na segunda-feira, quando a prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (PSD) telefonará ao ministro.
A reunião deveria ter acontecido nesta quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), mas o excesso de prefeitos dificultou a reunião. Segundo a prefeita Dárcy Vera, que vem reunindo os prefeitos da região para discutir as dificuldades de atendimento, a reunião não aconteceu porque mais de 300 prefeitos, além de vereadores participaram de uma audiência no local e foi impossível organizar o encontro.
“Mas eu usei a palavra e falei sobre os problemas dos prefeitos, que estão precisando investir mais de 23% de seus orçamentos para atendimento na saúde. Nas reuniões com o secretário e o ministro vamos reivindicar aumento do repasse de verbas para custeio, porque as prefeituras respondem praticamente sozinhas pela atenção básica e o atendimento 24 horas”, disse.
A discussão sobre o atendimento regional foi desencadeada pela decisão do hospital das Clínicas de restringir o atendimento a procedimentos de alta complexidade, reduzindo a atenção às baixa e média complexidades. “Entreguei uma pasta ao ministro com as reportagens de jornais feitas sobre o assunto”, disse a prefeita.
Duas reuniões já foram feitas para discutir a restrição que ainda não deveria ter começado, mas os prefeitos reclamam que os exames que o HC fazia já não está fazendo mais. “Também queremos discutir a repactuação do hospital, para saber o que ele poderá atender”, comentou.