Troca no comando ocorre depois de problemas no abastecimento na Zona Oeste; Cerca de 100 mil residências ficaram sem água
A prefeita Dárcy Vera (PSD) exonerou nesta segunda-feira (22) o superintendente do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), Marcelo Galli, que estava no cargo desde 5 de novembro do ano passado. Para substituir Galli, interinamente, foi convocado o secretário da Administração, Marco Antônio dos Santos. “Depois, com calma, vou pensar em um substituto técnico para a função”, disse a prefeita em entrevista coletiva.
Aparentemente a prefeita não estava contente com o desempenho do superintendente, mas o fator preponderante foi a ausência de Galli em um momento crucial no abastecimento de água no final de semana. Três poços artesianos apresentaram problemas e cerca de 100 mil residências tiveram problemas de abastecimento.
Com Galli ausente na sexta e no sábado, a própria prefeita teve que trabalhar para buscar soluções. Ela conseguiu ajuda do Corpo de Bombeiros e de empresas que levaram água com caminhões pipa até os reservatórios atingidos pelo desabastecimento. O ex-superintendente só foi aparecer nos locais em manutenção no domingo.
“Considerando o grande número de reclamações de falta de água em vários bairros, os constantes problemas técnicos nos poços artesianos e rede distribuidora, a insatisfação da população com os serviços prestados pelo Daerp os resultados insatisfatórios e prazos não cumpridos para solução dos problemas, a prefeita Dárcy Vera determina a exoneração do superintendente do Daerp, Marcelo Galli”, informou a Prefeitura em nota à imprensa.
Em entrevista coletiva, ao lado do diretor técnico Joaquim Ignácio da Costa Neto, que já foi superintendente da autarquia, a prefeita disse que muitos problemas ocorreram por falta de planejamento. Afirmou que os problemas das bombas queimadas na semana passada foram por problemas elétricos, mas que o Daerp já acumulava problemas.
Segundo Joaquim Ignácio, 90% dos problemas dos três poços foram resolvidos, mas ainda serão feitas algumas ações de manutenção, que devem ocorrer no primeiros dias da semana, já que a partir de quinta-feira o consumo cresce consideravelmente. Ele assegurou que os problemas ocorridos não eram previsíveis e nem poderiam ter sido evitados com alguma medida.